Brasileiros e o distanciamento em relação à Amazônia

Assistir aos últimos noticiários sobre a crise nos sistemas de saúde do Norte, por causa da pandemia do coronavírus, fez eu lembrar de algo que percebi quando morei em Belém: Por que poucos brasileiros conhecem a Amazônia?

Nos três anos em que passei por lá, via muito mais turistas europeus do que brasileiros. Por que isso? A maior floresta do mundo está lá, a maior ilha fluvial do mundo está lá, a maior concentração de búfalos do país está lá, os botos estão lá.

Também estão os melhores peixes, as comidas mais diferentes que você pode provar, como pato no tucupi, maniçoba, tacacá. Tem rios que você não vê o final e que também só tem lá. Ah, não posso esquecer das praias de água doce que têm até ondas.

E o Círio de Nazaré? A maior procissão do mundo e é impossível não se arrepiar. Não importa religião e crença, a fé das pessoas emociona. A Amazônia é natureza, cultura, música, culinária. Visões, cheiros e sabores.

Brasileiros perdem muito ao não conhecer. Lá é um dos lugares que me fazem ter a certeza de que o Brasil é o país mais incrível do mundo. Não é França, não é Canadá, não é Austrália. Não dá nem para comparar.

Na contramão, a região mais rica é a que tem menos hospitais para as pessoas. A maioria das UTI´s, e até todas, estão concentradas nas capitais dos estados. Já viu o tamanho do Pará e do Amazonas? O barco é meio de transporte comum para muitos que moram lá…

Espero que tudo o que está acontecendo mude a visão dos brasileiros em relação ao Norte e que essa tristeza pela qual estamos passando leve mais olhares e cuidados para lá. Sigo aqui, mas sempre lembrando daí de cima.

Publicado en español por Masticadores de Letras, miralo aquí.

Foto: Nicole Guimarães. Ilha do Algodoal / Pará, 2015.

9 comentários sobre “Brasileiros e o distanciamento em relação à Amazônia

  1. Hudson

    O Brasil é realmente um país incrível! Há algum tempo que eu evito, por diversas razões, o turismo interno! Mas, com a realidade cambial e as boas influências de uma blogueira muito especial, estou revendo meus conceitos! E que esse paraíso possa receber o cuidado e o carinho que precisa e que merece!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu sempre pensei, e dentro do possível fiz, ser importante conhecer primeiro o país em que vivemos e depois sair para fora. Claro, o Brasil é imenso e escolher lugares não é fácil. Porém, conheci Belém, Picos, no Piauí, e outras cidades do interior do nordeste. E nos últimos anos, antes de o câncer me encontrar em fins de 2018, a escolha estava aqui no RS. Depois, sim, América Latina e Europa. Cada lugar e sua magia como o Peru, a incrível Patagônia e a Terra do Fogo, por exemplo. E sim, as ruas de Praga (estive no muro de Lennon), os cafés de Paris, a indescritível Capela Sistina, o berço f de Renascimento Florença…mas nada substitui nossa terra. E tens razão, a nossa Amazônia. Não fui em suas florestas, em seus rios, na Ilha de Marajó…e agora, a vida confinada. Quando passar, está mais que no momento de lançar nosso olhar para dentro de nós mesmos, do Brasil. Muito obrigado pelo texto lúcido e afetivo e consciente. Receba o meu abraço e por favor cuide-se bem.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Quanta experiência! Imagino o tanto de história que você tem para contar. Sim, também torço para que a gente comece a olhar para nós mesmos, para o Brasil. Cuide-se também! Abraço e volte mais vezes!

        Curtir

  2. O seja um Brasil desconhecido para os próprios brasileiros. Agora à mídia os apresenta este paraíso com as as valas à céu aberto onde enterram seres humanos como indigente descaso de nossos governantes… Belo texto. Parabéns!…

    Curtido por 1 pessoa

  3. VEM comigo!

    Achei interessante a sua pergunta, por que em geral o brasileiro não conhece a Amazônia?
    Bem, primeiro porque não é valorizada ou divulgada como deveria. Nos temos lugares belíssimos aqui para visitar. Mas, quando o brasileiro pega algum dinheiro ele quer conhecer outros países, suas histórias, cultura, etc. Enquanto isso, permanece essa carência dele conhecer o lugar que mora.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O brasileiro, no geral, sempre acha que “lá fora” é melhor. Claro, temos muita coisa para melhorar aqui. Só que temos coisas maravilhosas também e que só tem aqui. Sou suspeita, porque amo o Brasil e suas belezas naturais. E ainda vou explorar mais a Amazônia. Feliz por ter você aqui. Bom final de semana!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário