Brasília: a capital que poucos conhecem

Mudei para Brasília no meio de 2017. Lá se vão quase três anos vivendo no cerrado. Conforme escrevi em Com amor, para Brasília, essa cidade tem muitas coisas que amo. E o que me intriga é o pouco interesse das pessoas em conhecê-la.

Admito, não tem muita coisa turística ou lazer como em outros lugares brasileiros, mas tem muita história viva e arquitetura única. É a capital do país. A maioria dos meus amigos conheceu Brasília porque vieram me visitar ou porque foram conhecer a Chapada dos Veaderos.

Brasília pode ser associada a outras coisas além dos políticos:

  1. Um avião construído do zero. Brasília foi totalmente criada e planejada. É uma moça de apenas 60 anos que foi erguida por operários vindos principalmente do nordeste. Ela tem o formato de um avião e originalmente foi dividida entre Asa Sul e Asa Norte. Tem áreas mais novas como o Sudoeste e o Noroeste.
  2. É uma cidade parque. Ainda não conheci uma cidade mais verde que a capital brasileira. É como se tudo fosse um jardim público muito bem cuidado. Amo as flores de cada época: ipês nas três cores, paineiras, flamboyants… Um dia escreverei sobre elas.
  3. Arquitetura peculiar. Os amantes de arquitetura ficam encantados com os monumentos de Brasília. É outra coisa que só tem aqui. A cidade já é um conjunto de construções contemporâneas bem atípicas: As próprias quadras residenciais, a Catedral, os edifícios da Praça dos Três Poderes, a Biblioteca Nacional…
  4. Ciclovia por toda parte. Com um dos três maiores trechos de ciclovia do país, o Distrito Federal conta com 553,95 km de faixas destinadas aos ciclistas em 28 regiões administrativas. Para os amantes de bicicleta como eu, temos bastante liberdade e segurança quando comparamos a outras cidades brasileiras.
  5. Harmonia entre crenças. O lugarzinho escolhido a dedo, no meio do Brasil, tem seu lado místico. Já escutei muitas histórias sobre seitas, religiões, espiritualidade, cristal líquido, ETs. Tem a famosa visão de Dom Bosco, a localização estrategicamente central que envia luz para todo país, o subsolo com cristal quartzo. E por aí vai.

Você já visitou Brasília? Se ainda não conheceu, pode ser uma boa opção de final de semana pós coronavírus. Nem que seja uma passada antes de seguir para a Chapada dos Veaderos ou Pirenópolis.

Foto autoral. Eixão do lazer Sul, Brasília / Distrito Federal, 2020.

20 comentários sobre “Brasília: a capital que poucos conhecem

  1. Tem toda a razão. Brasília é uma capital esquecida. O que acontece é que, internacionalmente, Rio de Janeiro e São Paulo recebem todos os créditos. Pelo menos, com sua excelência crônica, a pessoa se aprofunda na cidade. Uma leitura interessante.
    Meus cumprimentos Manuel

    Curtido por 2 pessoas

  2. Certa vez conversei com uma pessoa daí que me disse que a população geral é alheia aos rodeios políticos. Fiquei bem interessado, principalmente após ver um documentário na globonews que falava sobre um condomínio que foi construído nos anos 70 para abrigar funcionários do BB. Achei bem diferente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não conheço esse condomínio! Mas aqui tem dessas coisas mesmo. Antigamente era uma forma de incentivar os servidores públicos a ficarem em Brasília. Onde moro tem quadras com residências de militares. Vale uma visita de final de semana!

      Curtir

  3. Estive em Brasília no ano de 2009… Uma única vez… Fui à UNB, apresentar uma comunicação do Mestrado… Andei pela cidade sozinho… preferi andar, literalmente, à pé, só entrei na Catedral… Melhor ter conhecido a cidade naquele ano… No momento não tenho desejo de voltar à Capital…

    Curtido por 1 pessoa

    1. A Unb é bem diferente das outras universidades públicas, né? Tem aquela paisagem de cerrado, prédios bem afastados, arquitetura meio concreto, prédios baixos… também gosto de fazer as coisas a pé por aqui, só em algumas áreas que fica difícil. Espero que os frequentadores daqui melhorem e um dia você anime uma outra visita!! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Nicole, não, não a visitei e pelo jeito não vou, porque não gosto de viajar, e agora, muito mais, não falo em pandemia, falo em avião, já viajei de avião, mas hoje em dia espero não ter que viajar mais.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Brasília, mas tenho muita vontade. Afinal é capital do nosso querido país. Um amigo meu morou em Brasília um tempo por causa da faculdade e, apesar dele dizer que não curtia morar lá, sempre dizia que valia muito um passeio para conhecer.

    Curtido por 1 pessoa

    1. O difícil aqui é se inserir num grupo e fazer amizades fora do trabalho. As pessoas são mais fechadas e a vida social menos dinâmica do que Rio e São Paulo, por exemplo. Gosto muito da cidade, mas sinto falta de gente animada e programações espontâneas. Venha um dia conhecer, é importante. Depois você vai para a chapada dos veaderos curtir as cachoeiras 🙂

      Curtido por 1 pessoa

      1. Já passei por perto – Anápolis – a caminho de Belém. Poderia ter ficado mas seguir atraia mais e assim foi. Depois, o destino me levou para outros lados e agora estou para para o Sul outra vez. Sinto muita falta de Montevidéu e Buenos Aires, por exemplo, ou do interior do Rio Grande do Sul. E a vontade de retornar as Geraes cresce a cada instante e Brasília vai ficando para trás, porém está na lista. Um dia que sabe, como tenho paixão por patrimônio arquitetônico motivo não falta. Um abraço e cuide-se muito.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Conheci Anápolis esse ano, tenho uma amiga de Brasília que é de lá. A verdade é que tem muito lugar nesse mundão e as prioridades vão mudando toda hora. Torço para que você explore toda a sua lista! Abraço e cuide-se também!

        Curtir

Deixe um comentário