Um escolha muda nossa vida

Se tem algo que tento prestar atenção são nas escolhas. Tanto nas minhas como na dos outros. É mágico – e ao mesmo tempo assustador – ver como uma escolha, por menor que seja, pode transformar nossa vida.

Gosto muito de ouvir histórias de amigos, do caixa do supermercado, do porteiro, de chefes. De quem quer que seja. Vou em busca do “quando tudo isso começou”. E costuma ser bem lá atrás, num virar para direita ao invés da esquerda.

Tem casos, por exemplo, de gente que resolveu aceitar uma proposta de emprego, mesmo com frio na barriga, e lá encontrou um amor. Outros que optaram por cancelar uma viagem em família para fazer uma prova e a partir disso mudou de cidade e viveu a melhor aventura da vida.

Há também aqueles que se arrependem das escolhas que fez. Ao invés de seguir os estudos, preferiu permanecer em um relacionamento ruim, teve filhos e perdeu a coragem de sonhar de novo. Os que, por medo, preferiram não aceitar uma oportunidade profissional em uma cidade nova e hoje imaginam que teria sido melhor.

O que não faltam são exemplos por aí. Entre pitadas de ousadia, frio na barriga e riscos, as escolhas têm poderes sobre nossas vidas. Na dúvida, a receita que sempre escuto e tento seguir é: veja suas motivações e siga seu coração. Todos nós temos intuição e cada um sabe o que é melhor para si. Seguindo em direção ao bem e respeitando o próximo, as melhoras escolhas surgem – às vezes, do nada.

Lembra de mais algum caso de escolhas que mudaram a vida?

Foto autoral. Ipês amarelos chegaram / Brasília, 2020.

20 comentários sobre “Um escolha muda nossa vida

  1. Começar meu blog mudou minha vida totalmente! Escolhas são difíceis para mim, sou muito indecisa, mas que bom que tive a coragem de começar.
    Pelo o que vejo você não tem medo de novas aventuras, queria ser mais assim.
    Beijos! 💜

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai Amanda! Que coisa boa o blog ter mudado sua vida! Escrever para todo mundo ver é sair da zona de conforto totalmente… eu gosto muito de novas aventuras, mas isso também me dificulta a criar raizes. Tudo tem lado bom e ruim. Beijos e bom final de semana 💚

      Curtido por 1 pessoa

  2. mariogordilho

    Acho que você está certa. Intuição e motivações. Falha de vez em quando, mas ainda é a forma mais segura de se tomar decisões. Eu colocaria uma terceira variável aí, a razão. Difícil mesmo é compatibilizar razão, intuição e motivação. Mas se fosse fácil, qual graça teria? Quanto a arrependimentos, não deveriam existir, pois nada acontece por acaso, tudo tem seu propósito, algo a ser aprendido. Quando expandimos nossa visão para além do aqui e agora, passamos a entender melhor, e aceitar, os revezes da vida, frutos das nossas escolhas. O mais importante, de fato, não é o resultado em si, mas sim a escolha ser nossa, só nossa, de forma consciente. É por isso que a única coisa que peço em minhas orações é luz para iluminar meus caminhos, meus pensamentos e meu coração. Com essa luz, as escolhas tem tudo pra dar certo. E não precisamos de nada mais de Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Com certeza, Mário! Você me deu um Insight agora… será que a consciência não tem a ver com a razão? Porque não estamos simplesmente sendo levados pela maré, mas com noção dos nossos passos. E eu peço as mesmas coisas que você: luz na caminhada!

      Curtir

  3. Sobre escolhas sempre me lembro dos tempos de faculdade, monografia de conclusão do curso. Lá fui eu estudar O Ser e o Nada de Jean Paul Sartre e Existencialismo é um humanismo, do mesmo autor. Resultado: A angústia da escolha em Sartre. Monografia defendida, aprovada e a vida nunca mais seria a mesma… Escolher é assumir as consequências, todas, boas ou não, pois, a vida em si é uma escolha sem retorno, já que, até a não escolher já é uma escolha…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Hudson José Capanema

    Sempre peço a Deus que abençoe minhas escolhas, e procuro usar coração, intuição, e alguma dose de razão e juízo! Fiz escolhas escolhas que mudaram a minha vida para sempre! A última, a mais difícil e dolorida, você acompanhou de perto! Não me arrependo de nenhuma, mesmo as equivocadas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. elcieloyelinfierno

    Boas ideias sobre um excelente post! As decisões às vezes são precipitadas, outras planejadas nos mínimos detalhes, outras forçadas a buscar um futuro melhor. É muito comum que às vezes não saiam como desejamos. E se isso acontecer, é porque não atraímos com nossa mente o que queríamos. Não há desculpas para tornar o impossível possível quando o propomos de dentro e com suficiente convicção. Uma calorosa saudação.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tive tanta que já perdi a conta! Algumas mais marcantes, outras menos. As mais marcantes foram aquelas que mudaram a minha rotinha, tipo mudar de cidade ou emprego. Mas teve as menores que foram impactantes de certa forma, tipo decidir sair de casa passear no parque ao invés de ficar no netflix.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Renata Rodrigues

    Tem um pouquinho haver com outro tema seu familia fora da caixa em particular…escolhas sempre elas as escolhas…como disse no post anterior a vc Nicole..nao me arrependo dessa escolha que talvez tenha sido a mais importante em minha vida..visto que tudo mudou..c minha decisão..mas reforço aqui ..nao me arrependo de te la tomado..com isso outros caminhos foram abertos..coisas que antes me julgava incapaz de realizar..vejo hj o quanto equivocada estava..sou outra pessoa interiormente falando,mais decidida,mais forte,e sempre com ela que se hoje estou aqui e gracas a ela..a minha Fé em Deus!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário