Fui embora de Brasília

2020 está tão estranho que, por um momento, pensei até que os ipês amarelos não apareceriam. Eles são meus preferidos e florescem durante o mês de agosto. Uma das coisas que mais gosto de fazer em Brasília é sair de bicicleta para fotografar os que aparecem no caminho.

Ano passado, num mesmo dia, vi o rosa – o que dá as caras primeiro, o branco e o meu querido: amarelo. Mas esse texto não é sobre essa árvore e flor que enche de cor a capital brasileira na época da seca. É sobre ir embora.

Pela terceira vez na vida, comprei passagem de avião só de ida. Comecei a sentir que não fazia sentido estar em Brasília, já que a razão número um para morar lá é o trabalho e, devido à pandemia, estou trabalhando de casa.

Sinto falta da convivência do dia a dia corporativo, mas não estar trancada no prédio o dia todo é libertador pra mim. Agora eu vejo o céu. Além do fator mobilidade. Já trabalhei normalmente até do Pará! Pessoalmente, torço para que o trabalho remoto vire o tal do novo normal.

Assim, sem nenhum laço que me fizesse querer estar em Brasília, arrumei minha maior mala, cedi meu apartamento para outra pessoa, comprei minha passagem e da Fiona, minha gatinha, e aterrizei no Galeão sem saber quando ou se voltarei para o cerrado um dia.

E, como todo trecho só de ida, esse me fez chorar. E de um jeito diferente. Via a beleza dos ipês amarelos e pedia com toda força para que boas notícias cheguem. Tive lágrimas pelas incertezas, pelos abraços não dados, pelas saudades, por tanta coisa boa que vivi ali. Vou sentir falta. Sabe que você está no meu coração, Brasília.

Foto autoral. Flores lindas que ganhei / Rio de Janeiro, 31.8.2020.

55 comentários sobre “Fui embora de Brasília

  1. Um texto lindo e emocionado … somos partidas e chegadas, já disse o grande poeta mineiro, me identifiquei bastante, nem imagina o quanto, mas ainda não parti… talvez, quem sabe! Seja feliz no seu novo lar e leve com você os lindos ipês…lembrança que importam!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hudson José Capanema

      Tá difícil dizer alguma coisa, Nicole! Quando vi o título desse teu texto, sem prévio aviso, sem anestesia, foi um choque! Mas o que importa é você ficar bem, ser feliz! Sentiremos falta de tua energia, de teu sorriso, de tua alegria contagiante! 😘

      Curtido por 2 pessoas

  2. mary

    Desejo de coração que essa mudança venha pra melhor e que seja muito feliz em seu retorno, embora eu ainda tenha muito medo do Rio, não penso em momento algum voltar …rsrsrs, Seja bem vinda novamente 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada!! Não me vejo no Rio por muito tempo também não. Eu amo a liberdade de Brasília em que posso sair com celular na mão, de bicicleta, a noite. No Rio, é só uma paisa até as coisas se definirem. Não sei também se não precisarei retornar a Brasília, tudo em aberto. Beijos!!! 🧡

      Curtir

  3. Assim como você, desejo que o trabalho remoto vire realidade, não vou dizer novo normal… porque confesso que não gosto dessa expressão. Mas é gostoso trabalhar em um ambiente meu, sem obrigações de horário, saídas e chegadas. Ganhei muito tempo para mim…

    bacio e boa estadia

    Curtido por 1 pessoa

  4. Boa sorte nesta nova fase! Assim como você, também cheguei e parti diversas vezes, e sempre fica um pedacinho nosso na cidade que deixamos para trás! Mas, as boas experiências sempre ficam com a gente, e é sempre possível aquela visitinha rápida pra matar a saudade!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Cyntia Azevedo

    Puxa, conseguiu me fazer chorar. Sinto falta da sua energia. Mas sei que onde estiver, vamos estar em contato e vamos nos ver sempre. Que vc siga contagiando as pessoas com essa energia por onde passa.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Renata Barretto

    Ahhh você! Surpresas, imprevistos, liberdade, mundo… como é difícil te descrever, linda!
    Amanhã inicia um novo ciclo, um novo ano de vida! Só quero te ver feliz, realizada, leve, solta… livre! Parabéns pelo seu aniversário, pelo que nos ensina e instiga… pelos bons fluídos da sua amizade! Te admiro e te adoro! Parabéns!!!! Muita saúde, amor e alegrias, hj e sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bruno Morais

    Quem não se trabalha dá trabalho! E se só por um trabalho for, não vale todo esse trabalho. rs

    Após ler seu depoimento fiquei feliz por ti Nicole, por ter pra onde ir, com quem contar, privilégios! E por se trabalhar dessa maneira, viver o conforto com desconfortos constantes uma hora não faz sentido.

    Que essa coragem faça morada dentro de você! Paz e bem.(e Mengão na cabeça! kkkkk)

    Curtido por 1 pessoa

      1. Uai, conheceu uns trem bão sô, mas, ainda faltou muitos trem bão de se conhecer… Ainda bem, uai, assim, animas,na voltar outras vezes.
        Mas, te entendo. Quem , pelo que parede, nasceu no litoral e no Rio, terá dificuldades de se adaptar nas serras… Obrigado. Abraços.

        Curtido por 1 pessoa

  8. elcieloyelinfierno

    Melancolia … pense bem em todas as lindas lembranças que você tem de Brasília; e você entenderá que nunca a deixou. E da mesma forma, que comprou passagem só de ida, pode sempre comprar outra … Uma saudação calorosa.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Daniel Takara

    Este texto teu me causou emoções misturadas, Nicole: por um lado, uma certa tristeza pela possibilidade de levar muito tempo até nos vermos de novo; de outro lado, a alegria por você por ter a liberdade de buscar algum canto neste Brasilzão em que faça mais sentido estar agora, para viver a vida com a plenitude possível nestes tempos de quarentena (ou semi-quarentena) por conta da pandemia. Enjoy! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também sinto certa tristeza por não ter visto e não saber quando verei vocês todos! Mas essa sensação de liberdade – que nem é tão liberdade já que ficamos presos no computador o dia todo – tem mais a ver com o que quero pra vida. Vamos ver se você não acaba indo pra São Paulo também! Brasília tá perdendo se todo pra muita gente, conheço uma galera que saiu. Vamos ver o que acontece!! Beijos

      Curtir

  10. Vc já foi ver o muro da Urca,se ele continua lá?Kkk!Desculpe a brincadeira,eu não sei,faz tempo que não vou lá!Kkk!Agora a sua tv e o seu rádio vai sintonizar nas programações do Rio.Mas lógico que alguma coisa ou outra sobre Brasília vai ter,principalmente dos políticos!Kkk!É o que mais passa sobre Brasília,aqui!Kkk!

    Curtido por 2 pessoas

      1. Vc já foi até a mureta da Urca,né?Desculpe o tempo sem aparecer,espero que você não esteja chateada comigo.Não foi por mal,não.Espero que a passagem de 2020 para 2021 tenha sido boa e que este ano seja melhor ainda!

        Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário