Ao meu avô, com saudades

Vô, no dia da sua partida, eu sonhei com o nascimento da filha do meu amigo. Será que foi um lembrete sobre os ciclos da vida? O céu estava todo azul e um calor de quase 40º. Fomos pegos totalmente de surpresa. Faltavam 5 dias para seu aniversário de 83 anos.

Eu nunca vi você levantar a voz para ninguém, vô. Mas te vi chorar algumas vezes. Sua ligação com os meninos era especial e eles estão sentindo muito, cada um da sua forma. O Leo escolheu a camisa do Botafogo para ser seu look de despedida. Engraçado, você não conseguiu converter ninguém para torcer pelo Fogão.

Era bom nossos tempos de Brasília branca. Você dirigia com seu jeito peculiar e levava e buscava a gente na escola. Quanto tempo passou! Quanta coisa você viveu. Sua vida foi boa, vô. Lembro de você tomando cerveja e cantando samba nos churrascos. Puxei de você. E aquelas músicas deprês que você colocava para tocar? Eu sei, aquela cerveja sem álcool era sem graça.

Você se encaixou perfeitamente no modo de vida “quarentena”. Apesar do lado boêmio, adorava a paz de assistir televisão, ler jornal e não ter ninguém pedindo para você ir na rua toda hora. Foram momentos de calmaria, não é? Dentro de toda bagunça da casa da minha vó, você sempre se manteve calmo e centrado.

Era observador, inteligente, bom de ouvido. A infância foi difícil, trabalhou duro em navios, viajou, tomou todas, construiu sua família, cuidou dos netos e curtiu seu bisneto. Poucos conseguem essas grandes experiências na vida!

E como disse o Enzo: “Meu avô partiu com a cara dele. Fechando os olhos e sentado. Até pra isso ele teve preguiça”. Fique em paz, vô. Encontre um canto com samba, cerveja e alegria. Um dia a gente se reencontra. A rua toda sente saudades do “Lolon”. E nós também. São tantas coisas para falar. Com muito amor, sua neta.

36 comentários sobre “Ao meu avô, com saudades

  1. Que texto lindo, Nic!
    Sinto muito pela perda do seu avô :/
    Estou enviando muitas boas energias para você e a família 💕
    Mas tenho certeza que ele continuará muito vivo no coração e na memória de vocês 🌺

    Curtido por 2 pessoas

  2. Renata Rodrigues

    Meus sinceros sentimentos a vc Nicole pela perda de seu avô…lembrei me do meu tbm…guarde no coração as melhores lembranças dele que sei que foram mtas…e sim um dia irão se reencontrar sim…Deus conforte o coração de vcs!!
    Fique c Deus.bj no coração!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hudson José Capanema

    Meus sinceros sentimentos, Nicole! Linda homenagem, deve ser confortante saber que ele partiu em paz e que deixou boas lembranças! Não tive o privilégio de conviver com meus avós, mas vivo, agora, essa condição e espero ter experiências felizes com meus netos!
    Um dia vamos todos nos reencontrar, e felizes daqueles, como teu avô, que deixaram um legado de alegria e de saudades!
    Fique bem! 🙏

    Curtido por 1 pessoa

  4. elcieloyelinfierno

    Linda e comovente entrada! No meu caso, perdi uma irmã há 40 dias e de vez em quando ela volta à minha memória, onde até a melhor lembrança compartilhada com ela causa um rasgo voraz na minha alma e o choro é espontâneo, cada ausência é um processo diferente para cada pessoa. Sinto muito pelo seu avô e por suas palavras, elas mostram todo o amor que você tinha por ele e ele deu a todos mais do que o suficiente. Uma saudação cordial.

    Curtido por 1 pessoa

      1. elcieloyelinfierno

        Oi, nicole; agora você sabe, eles estão em harmonia e paz, rodeados de querubins cantando em um círculo mais do que alegre, como é o caso das boas almas. Em algum momento, vamos vê-los novamente e abraçá-los com força. Não duvides. Uma saudação cordial.

        Curtido por 1 pessoa

  5. mariogordilho

    Linda homenagem, Nicole! Com certeza vai iluminar ainda mais o caminho de volta do seu avô. O sentimento de gratidão por ter convivido com uma pessoa que partiu é que mais consola quem fica, e o que mais ajuda quem volta. 🙏🙏🙏

    Curtido por 1 pessoa

  6. Por mais que alguns cientistas insistam em dizer que a imortalidade é o que nos resta e que está à nossa espera, ainda, vejo na morte, o motor que faz-nos dar um certo sentido para a vida… Lembranças afetivas de seu avô… Este é o legado que todos podemos deixar…

    Curtido por 1 pessoa

  7. Os meus sentimento Nicole. Este ano, no inicio do ano, perdi os meus dois avós num período de dois meses. Creio que eles viverão para sempre no nosso coração e com alguns dos valores que eles nos transmitiram assim, irão estar sempre connosco. Um abraço e muita força.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário