4×1

Tem vezes que precisamos digerir certos acontecimentos antes de escrever. Um evitar de texto puramente raivoso. Mas precisamos falar sobre o que aconteceu no julgamento de estupro de Mari Ferrer. Um tema que não dá para passar em branco.

Ver aquela cena foi dolorido. Também foi difícil ter a certeza de como estamos distantes de um equilíbrio. Foram 4 homens dizendo se uma mulher estava certa ou errada. E a gente se pergunta: até quando isso? É em julgamento, no trabalho, na política, na família, nos relacionamentos.

Sempre estamos rodeadas por decisões masculinas. Não venho aqui para dizer que as decisões deveriam ser apenas das mulheres. Ou que as das mulheres são melhores. Defendo o equilíbrio. Eu tinha até ficado feliz semanas anteriores com a decisão dos cidadãos chilenos de escrever uma nova constituição. Ela será construída de forma igualitária.

Por curiosidade, pesquisei quantas mulheres participaram da Constituição Federal brasileira. No total de 536 constituintes, apenas 26 eram mulheres. Todas eleitas para a Câmara dos Deputados, nenhuma para o Senado Federal. Anos já se passaram e os números continuam distantes.

Nós, mulheres, seguimos com pouquíssimo espaço. Se você é pai, irmão, namorado, filho, avô, marido, amigo, colega de trabalho, professor, chefe, encoraje as mulheres presentes na sua vida. Diga a elas que podem ser o que elas quiserem e estar aonde elas quiserem. Dê voz a elas. Dê voz a nós. Deixa a gente voar com paz.

Mulheres, uma mulher só é livre quando todas as outras são. Seguimos juntas nessa árdua caminhada.

Foto autoral. Flor da casa da minha tia / Rio de Janeiro, 2020.

19 comentários sobre “4×1

  1. elcieloyelinfierno

    Olá querida Nicole; Você está tão correto em suas reflexões que eu as compartilho plenamente. Em muitas passagens de meus escritos formulei minhas críticas ao machismo do século XXI, que é o único responsável pela decomposição da sociedade e pela limitação das liberdades sociais. Muitas vezes; Comentei que devemos ser governados por mulheres. Por que você me pergunta? As razões; que são mais socialmente sensíveis e geralmente mais honestos na gestão de recursos. É bobagem que mesmo as mulheres não ocupem o lugar certo nesta sociedade, quando nas mais diversas disciplinas ou atividades superam em muito os homens. Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Confesso que também acho a liderança das mulheres melhor, tem até pesquisas falando sobre isso. Claro, não são todas. Mas tem muita diferença para a liderança masculina. Fico decepcionada por ver que ainda estamos longe de alcançar pelo menos metade dos lugares ocupados pelos homens…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Estive acompanhando a lama que envolve o caso e como disse meu irmão, ela não é a unica a passar por isso, aquele julgamento é u$ual.
    Estamos num pântano profundo de coisas ruins, é tempo de mobilização.
    Obrigada por ter expressado o que precisa ser dito.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não podemos mais esperar pelo judiciário. Isso não pode ficar assim. É revoltante!
      Tenho dito: começa em casa. No entanto, o que podemos fazer agora?
      Costumo receber e-mails para aderir a abaixo-assinados, mas nada recebi para este caso.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Pelo que li, o julgamento será anulado! Já é um passo se isso realmente acontecer. E tem que punir o promotor, advogado e juiz. Totalmente despreparados! Esse caso está tendo muita repercussão no Brasil, mas também não recebi abaixo assinado…

        Curtir

  3. É realmente um absurdo que as mulheres, maioria da população, estejam tão subrepresentadas, assim como os negros. Infelizmente, parece não haver qualquer constrangimento de nossos políticos em relação a essa distorção. Por outro lado, percebo também que boa parte dos eleitores dá pouca ou nenhuma importância ao voto. O sistema é feito para manter o status quo, mas nós também podemos pressionar, nem que seja um pouquinho de cada vez.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sinto que esse sistema está falido, Pedro… me sinto zero representada e zero motivada em votar nos mesmos cabelos brancos que estão aí. Quando tem alguma mulher candidata com proposta que acredito, voto nela. Talvez a cota ajudasse a buscar um equilíbrio, mas não sei… falta consciência mesmo e noção de que precisa dar espaço urgente.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Acho que a baixa representatividade é uma realidade, mas muitos eleitores cobram que ela aconteça e nada fazem para mudar, acabam votando nos velhos conhecidos de sempre porque deixam pra escolher um candidato às vésperas da votação. Há que ter uma maior consciência do que é a política e de que ela exige vigilância constante. O poder precisar ser vigiado de perto, não basta a gente votar de dois em dois anos e achar que tudo vai se resolver. Democracia dá trabalho, mas não há solução razoável fora dela.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Dá trabalho mesmo! E quando deixamos para só analisar perto da eleição perdemos a oportunidade de conhecer outros candidatos pouco conhecidos. Quem aparece mais sempre são os mesmos. Temos que dar espaço para novos políticos entrarem em cena e, como você disse, seguir no processo democrático de acompanhar e exigir.

        Curtido por 1 pessoa

  4. Olá Nicole… Seu conselho tem seguido por mim à risca: encorajo as mulheres com quem convivo diariamente: minha mãe, minha filha, minhas alunas/estudantes (são mais 600 este ano), minha mãe, minha irmã, e, todas aqueça que leio e me leem… Tamo juntos..

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bom dia Nicole… concordo com você que temos que digerir certos acontecimentos antes de escrever, mas como disse, este tema é um tanto quando indigesto. Antes de qualquer julgamento eu me pergunto: e se fosse com minha mãe, minhas irmãs, minha esposa, minhas filhas, minhas netas?! Não dá outra… meu sangue ferve tanto que levo muito tempo para voltar ao estado normal. Simplesmente é intragável, difícil de engolir. Acho que a falta de caráter e respeito, valer-se da força física e se esconder atrás de recursos judiciais não é o que podemos chamar necessariamente de “homem”. Se algum dia pleitear uma vaga na Câmara dos Deputados ou Senado Federal, minha amiga… terá meu voto incondicional! Também estou cansado destas obscenidades. (desculpe-me o desabafo). Tenha um domingo de luz… Beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sem palavras, Sandro! Toda vez que lembro, sinto um nervoso. Poderia ter sido comigo! Parece que nenhum deles tem mulheres na vida. Caso tenham, espero que elas estejam bem. Agora estou tentando acreditar que pode sair algo positivo disso. Chamou atenção para algo que está errado há muito tempo. Por isso muitas vítimas de violência sexual e doméstica não denunciam. Abraços, querido! E obrigada pelo carinho!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Seguimos juntas, Nic!
    Não tem sido fácil, em pleno 2020 era de se esperar que a discussão fosse diferente né? Mas infelizmente ainda não é…
    Esse caso, ao meu ver, foi além das diferenças entre homem e mulher. Esqueceram que quem estava ali, antes de tudo, era uma pessoa. Qualquer criatura viva merece mais do que quilo que aconteceu.
    Eu sei que é importante estarmos por dentro destes acontecimentos, até para tentarmos mudanças, mas às vezes é simplesmente difícil demais ver. Se doeu em mim, eu não consigo nem imaginar como deve ter doído nela. E o pior é que, como ela, existem muitas outras.
    Espero que toda essa repercussão acabe trazendo algo de bom.
    Muita força e paz para você, para mim, para todas nós ♡

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário