Uma dose de chuva, por favor

Estava relaxada na areia da praia, pensando em nada e ouvindo o vai e vem das ondas. Senti uma gotinha no rosto, mas já tinha acontecido minutos antes e o Sol havia voltado. Apertou mais um pouco. Ficou meio desconfortável sentir aquelas gotas geladas.

Coloquei a roupa e chegou ela: a chuva torrencial. Saí correndo até um lugar coberto. Na verdade, todos saíram correndo. E rindo muito. Parei com uns desconhecidos embaixo de uma estrutura de parquinho infantil. Tinha um menininho tão fofo se pendurando e sorrindo pra mim.

Eu sorria de volta, claro. Mas ele ficava meio acanhado. Alguns pararam em outras áreas cobertas e uns foram embora encarando a tormenta. Quando estiou, caminhei em direção ao ponto de ônibus com a canga na cabeça. E foi só entrar no ônibus, com outras pessoas que haviam desistido da praia, para o Sol sair de novo. Que sem vergonha!

Cheguei, tomei um banho e fui comer algo por perto. Enquanto tomava minha cerveja e comia umas comidas típicas, caiu outra chuva. Achei tão linda aquela água toda. Água é um negócio poderoso: mar, chuva, cachoeira, rio. Se ela quiser, leva tudo. Lembrei dos tempos de Belém em que caía um pé d’água do nada e ficávamos ensopados toda semana.

Em tempos de humor estressado, ficava brava pela chuva não avisar que estava chegando. Porém, no fundo, amo um bom banho de chuva, daqueles bem tomados. Prova disso é que morei na Amazônia por três anos e nunca comprei um guarda chuva. Era um tal de sair correndo. Será que nosso humor precisa estar bom para curtimos essas surpresas que chegam do céu?

Foto autoral. Achados de férias / Novembro, 2020.

38 comentários sobre “Uma dose de chuva, por favor

  1. Alex Antunes

    Também gosto de chuva, mas, com a idade, deixei de gostar dos banhos de chuva. Quando era criança era diferente, gostava muito de me molhar na chuva e brincar na enxurrada. Não sei por que motivo depois de adulto deixei de gostar de me molhar na chuva. Acho que isso acontece com a maioria dos adultos. Talvez isso aconteça devido ao peso das preocupações da vida. É claro que existem infâncias infelizes, mas, normalmente, na infância temos a alegria e o entusiasmo de crianças, que nos permitem gozar das coisas simples da vida, como um banho de chuva. No mais, a chuva é uma bênção de Deus, pois água é vida. A chuva purifica o ar e a terra e aumenta o volume dos rios, lagoas, etc.Infelizmente devido às mudanças climáticas não chove tanto como antigamente e, quando chove chove demais de uma só vez, causando grandes estragos. Mas a chuva normal é muito bom, é uma bênção!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Deu para sentir seu amor pela chuva e pela natureza, Alex! Olha, quando somos crianças há pureza e espontaneidade pura, é verdade. Mas essa criança continua dentro de nós, embora pareça que a vida adulta é só peso. Tomara que a gente libere a nossa criança interior! 🙂🌻

      Curtir

      1. Alex Antunes

        Nicole, obrigado por suas palavras gentis e bondosas. Confesso que elas me ajudaram a redescobrir esse amor que sinto pela chuva e pela natureza. 🌧️🌧️🌧️ 🌳🌳🌳 Uma das coisas que eu gostava de fazer era admirar a chuva caindo. Mas uma vez uma pessoa riu maldosamente de mim por isso e, a partir desse dia, eu não consegui mais admirar a chuva caindo com o prazer que eu fazia antes. Mas dizem que o tempo cura tudo, não é mesmo?
        Em relação a criança interior que temos, vou me esforçar para dar mais voz a ela. 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Nicole, não gosto de banho de chuva, mas peguei dois que lembro bem, um quando entrei para a faculdade de Administração e o outro numa faxina aqui em casa. O primeiro chovia sem parar e não podia deixar de ir senão outro tomaria o lugar, o segundo tinha um sol lindo e mudou o tempo, já na praia desistia e ia embora e do nada voltava o sol, mas nunca fui da praia.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Não tinha opção, passei na Administração e tive que ir me inscrever na Faculdade, ver as matérias, etc e tal, mas na saída levei aquele tombo na rua, essa foi a chuva que me marcou mais, fui pular a sarjeta onde a água estava na mesma altura da calçada e fui parar no meio da rua.

        Curtido por 1 pessoa

  3. A depender do seu estado de espírito, banho de chuva é tudo de bom! Ainda mais aqui pras minhas bandas que está com uma estiagem como nunca se viu antes, então tudo o que queremos é chuva pra todo lado!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Bruno Morais

    ‘Cheguei, tomei um banho e fui comer algo por perto. Enquanto tomava minha cerveja e comia umas comidas típicas, caiu outra chuva. ‘ aaaaa, sonho meu! Quero eu repetir essa dose, pruveite!

    Com as demandas corporais e pessoais em dia ou quase lá, o contexto de chuvoso ganha todas as benesses! Saudades pedir licença para Iemanjá para entrar no mar, chego lá. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bonito isso. Morar na cidade grande, principalmente, tirou da gente esse prazer de tomar chuva. Lembro que na infância ainda me era comum ficar na rua sob a chuva, mas depois que a gente se depara com as restrições sociais de entrar numa loja ou mesmo em casa, parece que vamos perdendo a disposição de preferir o prazer. Meu sonho é fotografar Manaus, mas o Brasil se tornou tão difícil nos últimos tempos, que já nem sei o que pensar disso.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tenho uma história parecida Nicole kkkk Como todo bom mineiro mineiro, fui de especial para praia com direito a farofa e tudo, e chegando lá foi só chuva torrencial o tempo todo. Meu bom humor fez com que tomasse pelo menos um banho de chuva por dia e cheguei a entrar no mar sozinho com águas revoltosas, mas isto eu conto outro dia. Adorei o pé d’agua, kedizê… o texto kkkkkkk Que seu fim de semana seja iluminado! Beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

      1. Até que estes micos eu não pago Nicole kkkkk eu mesmo não levo nada pra praia, adoro areia e ficar boiando no mar à deriva. Duas coisas que qualquer desconfia que sou mineiro é: comer “espetinho de queijo” e o famoso “UAI” e “TREM” que sai a cada frase kkkkkk só isto! rsrsrsrs

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário