Luzes de esperança

Vimos uma rua com várias casas decoradas para o Natal. Umas com luzes coloridas, outras brancas. Estilo pisca-pisca, algumas estáticas. Deu uma sensação boa. Mesmo no meio de tantas indefinições que está sendo 2020 – e, provavelmente, será 2021 – as pessoas estão iluminando.

Comecei a prestar mais atenção nas luzes natalinas. Serão elas uma esperança de um futuro melhor? Olhei para outras ruas, casas, prédios. Luzes e mais luzes. Resolvi que também queria compartilhar minha ponta de luz. Colocamos pisca-pisca na entrada da casa, compramos uma mini árvore, decoramos com bolas coloridas e mais luzes.

Nunca tinha tido a iniciativa de construir minhas próprias luzes de Natal. Só fazia isso em tempos passados na casa da minha vó. Está aí mais uma nova primeira vez na lista de 2020. Muitas primeiras vezes para um único ano. Tenho consciência da poética que é acreditar que essas luzes trarão, de fato, algo positivo para o mundo.

Mas, sabe, recomendo experimentar o processo. Desde a escolha do local das luzes até ver tudo aceso. Impossível não sorrir. E se há algo que podemos fazer para melhorar qualquer coisa é sorrir. É simples, gratuito, genuíno. E quantos outros sorrisos uma pequena luz pode trazer.

Pode ser pequenina, discreta. Cada um com sua própria luz, ao seu próprio estilo. Lembro de uma frase que diz mais ou menos assim: Nem a maior escuridão do mundo é capaz de apagar a luz de uma vela. E chegou nossa hora. De refletir sobre o que vivemos até aqui, o que precisamos melhorar em nós, o que podemos fazer pelo outro. Afinal, podemos ser luz na escuridão. Vamos juntos?

Foto autoral. Luzes de Natal / Dezembro, 2020.

31 comentários sobre “Luzes de esperança

  1. Eu adoro esse “clima” de Natal. Acho que em parte porque meus pais são assim e sempre decoram a casa toda. Por aqui, já tudo montado!
    É realmente muito gostoso e com você bem disse, esse ano torna tudo ainda mais especial.
    Que as luzinhas tragam mais esperança e mais sorrisos para nós ❤️
    Beijos e bom fim de semana, Nic 🌺

    Curtido por 1 pessoa

    1. hudsoncapanema

      Natal sempre teve significado especial na minha vida. Gosto de ver as casas, os shoppings e ruas bem iluminados! Aqui em casa, temos duas árvores com muitas luzes. Devemos nos abstrair um pouco do sentido comercial e vivermos o real significado do Natal, que é o que você busca no teu texto! Jesus disse que somos luz do mundo e sal da terra! Você está certa, é o momento de refletir sobre tudo que temos vivido, de sermos luz no meio de tanta escuridão. Que o real espírito do Natal traga mais esperança e ilumine nossos corações.”!

      Curtido por 2 pessoas

      1. Suas árvores estão lindas! Vamos sim pensar no real significado do Natal e deixar um pouco de lado o consumismo – que, por vezes, faz com que a gente esqueça que não precisamos adquirir nada para compartilhar paz e amor. E curta muito esse clima de Natal com seus pequenos fofos!!!

        Curtir

  2. No sânscrito, a palavra Deus, significa ‘Luz que brilha e ilumina”, isto, literalmente… Veja que seu convite é para brilharmos iluminarmos um pouquinho mais, quiçá, deixando para trás as trevas que tantos humanos gostam

    Curtido por 1 pessoa

  3. elcieloyelinfierno

    Entrada requintada e doce! Eu acredito nas pessoas; Que o que vivemos este ano nos faça entender que a véspera de Natal é uma noite de recolhimento espiritual com a família, diante de Deus ou em quem cada um acredita. O ato de humildade e misericórdia deve ser uma prioridade em nossos corações. Uma saudação cordial.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Alex Antunes

    Estamos vivendo tempos muito tenebrosos! Muitas trevas na vida das pessoas, na sociedade e nas nações! Precisamos de luz. 🕯️🕯️🕯️ 🧑🏽‍🎄

    Curtido por 1 pessoa

    1. hudsoncapanema

      O Natal sempre teve significado especial na minha vida. Gosto de ver as casas e os shoppings bem iluminados! Aqui em casa, temos duas árvores com muitas luzes. Devemos nos abstrair um pouco do sentido comercial e vivermos o real significado do Natal, que é o que você busca no teu texto! Jesus disse que somos luz do mundo e sal da terra! Você está certa, esse é o momento de refletir sobre tudo o que temos vivido, de sermos luz no meio de tanta escuridão. Que o real espírito do Natal traga mais esperança e paz e ilumine nossos corações! Bjs

      Curtido por 1 pessoa

    1. Ahahaha, o ritual do natal em si é ok pra mim, mas sinto uma energia diferente quando vai chegando a época de final de ano. Não sei se algo individual de pensar sobre a própria vida ou se é algo coletivo. Que vc tire o melhor no estilo grinch!!

      Curtir

  5. Cassiane Araújo

    Para os judeus o Chanucá “a festa das luzes” começa ao pôr do sol do próximo dia 10. São oito dias acendendo velas em agradecimento ao novo templo e ao milagre do azeite que queimou por oito dias, quando na verdade só deveria durar um dia. Chanucá é festejar com alegria, bolinhos fritos, jogos infantis e lembrar que nunca nos faltará a luz que necessitamos na vida. Um final de ano iluminado. 🕎🕯

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário