Obrigada, 2020

2020, como posso ser tão grata a você ao mesmo tempo em que o mundo sofre? Você foi o melhor ano da minha vida. Depois de tanta tempestade que foi 2019, fui florescer justamente no meio do seu furacão. É doloroso despertar, agora eu sei.

Olho para trás e lembro da minha vida há exatos 2 anos. Quanto medo eu sentia, quanta angústia. Depois, veio a maior dor física da minha vida e também a minha virada de chave. Veja só: foi sentindo de verdade tudo que eu senti – no corpo, na alma, na mente – que eu abracei tudo o que você me apresentou, 2020.

Eu te agarrei com a maior garra que existe dentro de mim. Não neguei nada, absolutamente nada. O Universo disse: Venha. E eu mergulhei, com todo o amor que há em mim. No emaranhado de gratidões, lembro das perdas. Você ficará marcado pelas perdas: vidas, empregos, liberdade, abraços.

Tudo é sombra e luz, 2020. Você me ensinou. No meio de toda escuridão, tem muitos focos de luz. Com você, vi que posso fazer alguma coisa, qualquer coisa. Eu posso dar o máximo que eu puder em qualquer lugar que eu esteja. E espalhar o melhor que há em mim para o planeta, para as pessoas.

Tive a oportunidade de passar bons momentos com meu avô em seu último ano nesta existência. É, você também foi lágrimas, 2020. E eu aceito a dor. O amor. O choro. O sorriso. Eu aceito o que é para sentir. Afinal, estamos aqui para isso, não é? Sentir.

Somos tão frágeis. Você escancarou isso. Que bobagem é querer controlar a vida. Posso sonhar em querer seguir o ritmo da natureza? Primavera, verão, outono, inverno. Tomei coragem para colocar para fora tudo que estava engavetado. Como é bom compartilhar.

Obrigada por tanto, 2020. Até me perdi nas palavras.

Para você que me lê: Te desejo muita saúde e paz no coração. Não só no novo ciclo que chega, mas em todos os momentos do seu caminhar. Fácil ninguém disse que seria, mas pode ser bom. Coragem, força e luz.

Com amor, Nicole.

Foto autoral. Céu do dia da “Grande Conjunção” de Júpiter e Saturno, 21 de dezembro de 2020. Este é o 100º texto do Entre Conversas e Flores.

53 comentários sobre “Obrigada, 2020

  1. mariogordilho

    Lindo texto, Nicole! Fechou 2020 com chave de ouro! Palmas de pé!!!!
    E que 2021 seja muito, muito melhor que 2020 pra você, te inspirando para textos ainda melhores dos desse ano de estreia. E vacinada! Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maristela Rohenkohl

    Belo e inspirador! Muito obrigada, Nicole! Que essa chama da tua presença siga sempre viva a reverberar mais e mais em todos nós. Boas Festas e um grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei seu texto Nicole. Vivendo e aprendendo. Aceitando os desafios e seguindo em frente. Aprender com a vida. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança para um 2021 perfeito!
    Que o próximo ano distribua muita paz, amor e felicidade a todos nós!
    Feliz 2021!

    Curtido por 1 pessoa

  4. “Tomei coragem para colocar para fora tudo que estava engavetado. Como é bom compartilhar.” Continue a compartilhar os seus momentos e vivências, tenho grande gosto em seguir e ler.
    Um beijinho Nicole, um feliz 2021 e um excelente natal, muita força, sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  5. É Nic, te entendo. 2020 também foi para mim um ano de descobertas e crescimento. Que daqui pra frente tudo fique ainda melhor. E que bom que decidiu compartilhar, os leitores do Blog agradecem 😉
    Muito amor, saúde e paz para o próximo ciclo 💋🌺❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acabei de ler sua retrospectiva e me identifiquei bastante. Ótimo final de ano pra vc e sua família, Gabi!

      Ah, comecei a assistir uma série alemã e pode ser que você goste para treinar a língua. Chama “Perfect Crime”, não sei em português como está. Na Netflix. Beijo grande!!

      Curtir

  6. Alex Antunes

    Final de ano, é sempre bom fazer um balanço sobre como foi o ano. Que bom, Nicole, seu ano foi um ano em que a balança do lado positivo pesou muito mais.
    Obrigado pelo desejo de muita saúde e paz no coração. Desejo o mesmo para você. 🙂 🌻

    Curtido por 1 pessoa

      1. hudsoncapanema

        Que texto lindo, Nicole! Fechou com chave de ouro! Foi maravilhoso te acompanhar desde o início no teu blogue! Tantos textos que nos fizeram refletir, tantos outros que nos acalentaram, e um que me deixou triste por algumas horas. Estou falando da tua partida de Brasília! Por algumas horas, porque eu vi que você era um pássaro que estava preso e precisava voar! E como voar te fez bem!
        2020 foi um ano atípico, um ano totalmente inimaginável e de sofrimento para muita gente! Mas, também, foi um ano de muito aprendizado, de dar mais valor à vida, de ter compaixão pelo próximo, de ser mais solidário!
        Eu também agradeço 2020, porque acredito que saio dele uma pessoa melhor do que entrei!
        E ler teus textos, Nicole, ajudou muito nesse processo!
        Desejo de coração que você tenha um feliz e abençoado Natal e um 2021 de muitas realizações! E claro, devidamente vacinados, possamos matar a saudade das conversas, dos sorrisos e dos abraços! Um abraço apertado e um beijo grande!!!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Ahhh muitas saudades!!!! Nem tenho palavras para agradecer todo seu carinho e nossa amizade! O engraçado é que nos conhecemos quando eu estava só começando e você encerrando o mesmo ciclo.

        E como aprendemos juntos, né? Até brigas no café kkkk… Todos os pesos de 2019 iam embora nos nossos churrascos, almoços, cafés e festinhas de aniversariantes. Deus sabe o que faz!

        Sim, em breve a gente se encontra com vacina tomada e sem máscaras!!! Beijo enorme e ótimo Natal com sua mãezinha 🙏🏻😘

        Curtir

  7. Entre as coisas boas de 2020, foi ler-te Nicole e saber que também você me lê… Sim quando lemos o que o outro escreve lemos sua própria alma, mesmo sem, sequer ter trocado duas palavras presencialmente.
    Celebremos a via, a leitura e a beleza delas..

    Curtido por 1 pessoa

  8. Tenho a mesma sensação de virada no ano de 2020 e sou grata por tudo, inclusive por estar aqui no seu blog cheio de graça, leveza e aprendizados.
    Muito obrigada pelo seu post, Nicole! Toda luz e bênçãos Divinas para você e a sua família pelo caminhar das vossas vidas.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Adorei o texto, inclusive me identifiquei com algumas partes, esse ano foi incrivel, desafiador, momentos de alegrias, tristezas, ganhos e perdas. Também perdi meu avô nesse ano, o que me fez repensar sobre muitas coisas, principalmente sobre a vida, e espero que 2021 seja um ano totalmente repleto de coisas boas, e de aprendizados, um otimo Natal pra você e toda sua familia ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz por você ter se identificado e por ter comentado aqui. Não foi nada fácil esse ano, o que não quer dizer que não podemos ser gratos, não é? Nunca aprendi tanto e repensei tanto como nesse ano.
      Tomara que nossos vovôs estejam em paz lá em cima, sinto muitas saudades. É estranho saber que não podemos mais conversar com alguém. Beijos e volta sempre 🌻😘

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim, com certeza. Sempre haverá motivos para agradecermos né? E entendo esse sentimento de saudades e de querer estar com a pessoa e ela não está mais lá. Acredito que com o tempo esse sentimento diminua, e com certeza voltarei mais vezes ❤

        Curtido por 1 pessoa

      2. Com certeza, os bons momentos serão sempre registrados. Meu nome é Layla 🥰 sério? Nossa, acho que eu fiz alguma cagada nele, pq estava mexendo nele esses dias tentando fazer umas mudanças e acho que fiz M kkkk mas o nome do blog é “meumundodeestrelas” chateada agora com essa questão do inativo, terei de rever isso 🙄🥺

        Curtido por 1 pessoa

  10. Leonardo Veiga

    Eu também tive um ano de muito aprendizado e muitas coisas maravilhosas aconteceram. Contudo, levando em conta o fato de que o mundo está de cabeça pra baixo, num eterno luto, eu fico completamente sem graça de falar sobre mim e minha experiência com 2020. Admiro sua coragem e fico feliz por tudo que conquistou. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pensei muito antes de escrever esse texto, Leonardo. Foi bem desafiador. Mas refleti bem e percebi que ter tido bons aprendizados e vivências não significa que não sofremos em 2020. Estamos acostumados a escolher um ou outro sentimento, mas somos vários. E está tudo bem. Feliz por você ter tido coisas maravilhosas neste ano complexo! Que venham muitas outras em 2021. Beijo grande e ótima virada de ano!!! ✨

      Curtido por 1 pessoa

  11. Bruno Morais

    Soube muito bendizer com sua experiência desse 2020. Sofremos e crescemos de forma sui generis! Palavras lisas, que dizem e convidam. Um ótimo final de ano Nicole! Desejo tudo de melhor pra você e pra sua família, grande beijo. Obrigado por partilhar toda essa doçura.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Já estamos a horas de fechar o ano. Tive a sorte de encontrar o seu blog porque mantém uma qualidade insuperável nos tópicos com os quais você lida. Você tem um profissionalismo muito declarado para se dirigir às pessoas e sua escrita é muito fácil de digerir porque você escreve com muita propriedade.
    Às vezes, acho difícil comentar por causa da linguagem. O tradutor nem sempre diz o que escreve. Mesmo assim, eu entendo você perfeitamente.
    Feliz Ano Novo Nicole. O melhor do melhor para você e sua família.
    Manuel Angel

    Curtido por 1 pessoa

    1. Manuel, obrigada por seu carinho! Realmente, a questão da língua dificulta um pouco. Mas fico feliz por você conseguir compreender as mensagens que os textos passam.
      Desejo um ano novo maravilhoso para você e sua família. Muita saúde, alegrias e realizações! Um beijo grande 🌷

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário