A vida é trilha, parceiro

Venho aqui para discordar dessa ideia de que a vida é trem-bala e a gente é só passageiro prestes a partir. A vida é trilha, parceiro. Não é nenhum trilho fixo, de ferro, com mesmo caminho de norte a sul, as mesmas paisagens, mesmas paradas obrigatórias.

Imagina que você está em uma trilha arborizada, lotada de flores coloridas. Seu objetivo é chegar lá no topo e sentir o vento no rosto. Pode ser a pé ou de bicicleta, a escolha é sua. De início, a tendência é seguir os passos da pessoa que está logo na sua frente.

E você vai andando, andando, até que vê que deu a maior volta. Sem necessidade nenhuma. Sozinho, depois de aprender com a experiência daquele que estava adiantado, nota que teria curtido mais o desvio da esquerda ao invés do da direita. A partir desse start, você fica mais esperto.

Passa a olhar as referências do trilheiro da frente, mas escuta sua intuição para escolher onde, para você, é melhor pisar. Observa que o chão tem vários pés marcados na terra: outros também desviaram, acertaram, erraram, deram meia volta.

Viu só? A vida é trilha, não trilho. Tem um mar de opções e flexibilidades. A vida, a verdadeira vida, aquela que é sentida, é cheia de surpresas e novos caminhos. Após caminhar com os próprios pés, você olha a paisagem, sorri e agradece por ter acreditado na sua própria direção. Não existe momento perfeito, mas há primeiros passos.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Há sempre flores no caminho / Dezembro, 2020.

25 comentários sobre “A vida é trilha, parceiro

    1. Antônio, engraçado que a construção desse texto começou com um vídeo meu dizendo que a vida é uma trilha a pé. Depois, um amigo comentou dizendo que nas de bike a orientação é seguir os experientes para chegar de forma segura. Outro disse que a vida não é trilho rígido.
      Juntei tudo e construí o texto. Obrigada pelo comentário! Te espero lá no Instagram!
      Abraços e bom final de semana ✨

      Curtir

      1. Comparação perfeita. Tb acho que a vida é uma trilha. Qdo tenho a oportunidade de seguir uma trilha como a última que postei, penso muito nessa comparação. Por isso, para mim, o esforço mental é superior ao esforço físico.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Foi muita coincidência seu texto sobre a trilha! A mente ou deixa a gente agoniada querendo chegar logo ou fica relaxada deixando a gente apreciar a paisagem. Obrigada! Um beijo

        Curtir

  1. Posso estar sendo chato e mimizento neste momento, mas eu odeio esta música cheia de clichês, parece música de igreja. Gostos a parte, o melhor da vida é experimentar e mudar os caminhos sempre que preciso. Pense que chato seria se a vida fosse trem bala que não para, só segue. Excelente reflexão (apesar de que agora essa música infernal não sairá da minha mente). Beijos e ótima semana!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bruno Morais

    Quem faz qualquer coisa sempre está mil vezes na frente de quem idealiza algo perfeito e nunca faz. Trilhemo-nos!

    Tudo que é sábio, é simples e claro. Texto para lá de sábio! Se precisar, seja trem bala, se não trilhe… mas se movimente parceiro! Abreijos Nicole. 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário