Diversidade incomoda

Essa semana vi uma situação inusitada. O evento era em comemoração ao dia das mulheres com palestra, claro, de uma mulher. Mas em um ambiente predominantemente masculino. Para meu espanto, uns 4 homens, em um universo de milhares, reclamaram da programação.

Não sei se senti alívio por serem poucos incomodados ou se senti medo por vários outros terem se sentido incomodados e apenas não tiveram coragem de compartilhar. Eles reclamavam que temas relacionados à diversidade é coisa política, que existem homem bem-sucedidos que poderiam falar no lugar da convidada, que a convidada era assim e assado e por aí vai.

Pois bem. Li os comentários e fiquei pensando: por que eles estão incomodados? Afinal, era um evento comemorativo ao dia das mulheres com uma mulher. Participa quem quer. É tão difícil assim perceber que existe uma diversidade de pessoas e de opiniões diferentes no universo? Que a verdade de um não é a verdade de todos?

Vamos dar uma olhada num horizonte mais amplo. A maioria dos lugares decisórios, pelo menos no Brasil, são ocupados por homens brancos acima dos 50 anos: Presidência, congresso, judiciário, grandes empresas, órgãos públicos. Cadê jovens, mulheres, indígenas, negros? Sim, precisamos e devemos falar sobre diversidade.

O mundo é muito mais do que nossa bolha e nossas crenças. É preciso ter humildade para abrir espaço ao que é diferente. E, não se engane, o diferente não é minoria. Concluo com a fala da primeira-ministra da Alemanha dizendo: “Peço desculpas a todos os cidadãos. No fim das contas, eu tenho a responsabilidade final”. Exemplo de humildade e liderança.

Mulheres também brilham. A gente só precisa de espaço.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Mural crianças no florescer / Março, 2021.

22 comentários sobre “Diversidade incomoda

  1. Oi Nicole. Bom, poderia escrever muito sobre, prefiro, no entanto, dizer que ao longo da minha vida profissional minhas melhores e mais competentes e humanas chefias foram mulheres, de quem sinto muita saudade por tudo que me ensinaram e com sensibilidade souberam levar adiante projetos importantes. Muito oportuno teu texto. Um grande abraço carinhoso.💐☮️

    Curtido por 4 pessoas

  2. Eu sentiria medo, tristeza, decepção,…
    Algumas vezes defendi que as mulheres-mães precisam tomar a responsabilidade de mudar isso em seus filhos, mas hoje, reconheço que em alguns lares isso deve ser muito difícil, pode até ser motivo de violência. Só sei que precisamos continuar lutando por respeito.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Em alguns lares deve ser difícil demais… e muitas mulheres não tem noção do quanto sofrem com o machismo, tem tanta coisa que passa como “normal”. É uma luta diária de conversa e desconstrução… que as crianças possam viver com mais diversidade! Um abraço pra você!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Excelente questão: “É tão difícil assim perceber que existe uma diversidade de pessoas e de opiniões diferentes no universo?” Cada vez temos mais tendência a formatar, não há espaço para a diversidade. E que triste também que sejam os homens a decidir assuntos de mulheres. Beijo Nicole e bom fim-de-semana!

    Curtido por 3 pessoas

  4. Renata Rodrigues

    Bom dia Nicole…confesso que achei os cavalheiros em questão um tanto quanto machistas ao extremo ao ponto de incomodarem se com uma data comemoração ou homenagem que seja a nós mulheres…desde que o mundo e mundo que tudo gira em torno deles …direitos so a eles foram dados de uma sociedade tbm machista e preconceituosa e a nós mulheres somente deveres..sendo que somos todos iguais perante DEUS…o que diferencia um do outro e apenas o sexo,conta bancária,conhecimento intelectual,educação mas tudo so é valido quando para o bem usado…do contrário tudo se perde..e acho que devemos isso me incluo tbm,todos prestarmos mais atenção ao que de fato veem nos acontecendo,o mundo nao e mais o mesmo…as coisas estão e irão mudar mais e mais…o TER ja nao tem mais sentido é hora de darmos mais valor ao SER…e essas datas comemorativas não servem para nada quando a discordâncias sem respeito…somos todos iguais com diferencas de pensamentos,sentimentos porém iguais nao nos esqueçamos disso!!
    Tenha um bom final de semana..fica c Deus Nicole!!

    Curtido por 2 pessoas

  5. A diversidade incomoda porque o outro, diferente, clama abertura e acolhimento, como outro e não como alter ego… E, nós, nossa cultura paradigmaticamente, se acostumou apenas ao próprio, ao eu, como totalidade centrada no si mesmo.
    Permita-me, Nicole, meu livro, trata deste assunto na perspectiva da alteridade numa crítica à este totalitarismo do mesmo que não reconhece o outro.
    Permita-me, por favor, divulgar aqui:

    Curtido por 1 pessoa

  6. Quando eles aprenderam a beleza da troca, de como o diferente enriquece a gente e nos aumenta de tamanho de um jeito que nunca mais voltamos a caber no mundinho limitado de antes, talvez tudo mude. Mas infelizmente são poucos os que escolhem arriscar nessa direção. E ficam lá atrapalhando todo mundo e vivendo a vida limitada deles. Triste 😔

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário