Intuição versus barulho

A palavra intuição aparece toda hora nas esquinas da vida: “escuta sua intuição”, quem nunca ouviu essa? Parece até que é algo fácil, não é? Apenas fechar os olhos, esperar três segundos e pimba. Intuição captada, decisões tomadas. Ah, se fosse fácil.

Nem o maior dos gurus zen consegue viver em plenitude todos os dias da vida. Se está aqui na terra, desculpe-me, mas é humano. Sente caos, alegria, tristeza, paz, tudo junto e misturado. A diferença é que aprendeu a importância do silêncio.

Outro dia ouvi um exemplo bem didático sobre o que seria intuição. Sabe quando estamos em um restaurante super barulhento e algum amigo tenta conversar com a gente? É preciso falar alto e ter muita concentração para entender o que a pessoa está querendo dizer.

Nossa intuição é esse amigo que tenta falar ao pé do ouvido enquanto o restaurante está cheio de barulho. Recebemos informações e pressões o tempo todo. É muito barulho. Mas nossa intuição está lá: avisando, sinalizando, tentando nos conduzir.

E nas nossas certezas tão cegas não damos atenção a ela. Ficamos distraídos com o barulho de fora. Tem vezes que é necessário pausar a corrida maluca da vida, dar um passo ou outro para trás, observar, sentir e, aí sim, seguir com consciência e em sintonia com o coração.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. A luz da cor amarela / Março, 2021.

28 comentários sobre “Intuição versus barulho

  1. Bruno Morais

    Há uma linha tênue entre verbalizar pelo impulso das emoções e silenciar pelas razões da prudência. Silenciar é difícil. Filtrar a intuição é complicado, o mundo é ruído, mas estamos aqui pra aprender, não nascemos sabendo. Cada um somando forças a sua maneira. Como disse Guimarães Rosa, ‘quem elegeu a busca não pode recusar a travessia’.

    Cuidemos da alma, pois tudo advém dela! Ótimo dia Nicole, beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Essa é uma reflexão sempre atual. Conheço muitas pessoas que não suportam silêncio. Precisam do caos para sentirem-se vivas. Como boa canceriana, necessito de meus momentos de solidão para me ouvir e ouvir o silêncio. Se prestar atenção, vai ouvir cada coisa dele ou através dele! Nem te conto. Fique bem. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Alex Antunes

    Nicole, gostei da sua reflexão sobre a intuição. Confesso que tenho dificuldades de ouvir a minha intuição. Mas estou tentando aprender. Fico feliz de saber que o silêncio é importante nesse processo, pois sempre valorizei o silêncio nos momentos de oração. 🙏
    Infelizmente vivemos em um mundo barulhento, onde as pessoas não respeitam a necessidade de silêncio dos outros. Talvez o barulho seja a característica maior das cidades modernas. 📣 📢 🔊

    Curtido por 1 pessoa

    1. E ainda tem aqueles barulhos que vem das pressões sociais em cima de todos, como ter dinheiro, casa, carro, estudar, ter família etc. Esses barulhos aparecem até nas cidadezinhas calmas.
      Fico feliz por te ver aqui!!! 🌻

      Curtir

      1. Alex Antunes

        Não tinha pensado nesses outros barulhos, mas eles também incomodam. Obrigado por me ajudar a percebê-los.
        Obrigado também por sua acolhida. ☺️ 🌻

        Curtido por 1 pessoa

  4. Alex Antunes

    Complementando meu comentário anterior. Como você disse Nicole, precisamos aprender a importância do silêncio. Infelizmente vivemos em cidades barulhentas (pelo menos a minha é) que nos atrapalham a desfrutar de silêncio. Além disso, não sabemos ouvir a voz certa em meio ao barulho ou mesmo durante o silêncio. Além disso, há tantas vozes que quebram o silêncio necessário para um bom discernimento e autoconhecimento.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tem algumas coisas que ajudam a aproveitar nosso silêncio, Alex. Por exemplo, fazer alguma atividade manual, aula de yoga, meditação, caminhadas. O importante é tentar voltar a atenção para o momento presente. Nossa mente tem a tendência de ir para o passado ou para o futuro. Daí que costumam chegar os momentos de sofrimento. Não somos nossos pensamentos 😉

      Curtir

      1. Alex Antunes

        Você está certa, Nicole!
        Precisamos aprender a cultivar pensamentos positivos. A nossa saúde mental depende disso. E saber viver o momento presente é também muito importante. 😉

        Curtido por 1 pessoa

  5. Renata Rodrigues

    Comigo acontece quase que sempre .. e dificil bem dificil entendermos os sinais,avisos isso quando não tomamos a decisão contrária ne?
    Ja aconteceu de sentir a intuição falando e eu vou e faço e me arrependo pq na verdade nao era a decisão correta..mas ja tive acertos com ela tbm..e complicado definir..
    Mas intuições fazem parte de nós acho que todos a temos…Boa noite Nicole..fica c Deus

    Curtido por 1 pessoa

    1. É muito difícil, Renata. E às vezes não sabemos se é intuição, paranoia ou impulso do nosso ego. Estou começando a aprender que comigo às vezes preciso baixar a euforia, acalmar e aí escutar e entender se realmente é intuição. Boa noite! Fica com Deus também 😘

      Curtir

  6. Para mim a parte mais difícil é acalmar as emoções para poder escutar direito, sabe? Porque as vezes são tantos sentimentos envolvidos que fica fácil confundir intuição com o impulso desses sentimentos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Essa é a parte mais difícil… por isso não é muito bom decidir com a cabeça quente. Porque acabamos agindo no calor da emoção e não sabemos se é realmente o melhor caminho. Precisamos do “inspira, respira” 🙏🏻😘

      Curtido por 1 pessoa

  7. Durante algum tempo eu evitava dar atenção a minha intuição. Respirava fundo e preferia insistir. Depois de algumas quedas, mudei de ideia. Hoje eu fecho os olhos e sigo ouço o ressoar do silêncio.
    Não tenho nada contra a queda. Acho válido. Um aprendizado. Mas não é necessário cair sempre se alguém ou algo em nós, pode nos alertar a respeito de um desnível no chão. rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. O cair faz parte da nossa caminhada, não dá para escapar de todas as caídas. Mas ouvir nossa intuição ajuda a pelo menos cair de forma suave e consciente. Meu silêncio também é algo valioso pra mim!

      Curtir

  8. Olá, Nicole, faz tempo que não temos contato. Gostei bastante desse enfoque trazido no post. Aí está um bom desafio, em busca de sabedoria para a vida, que é saber silenciar e dar ouvidos ao essencial, fugindo do barulho e das turbulências. De outra forma figurada, me veio à mente aquele famoso trecho de O Pequeno príncipe: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”!
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom te ver aqui, Dattoli! Espero que esteja bem e com saúde. Bem lembrado! Tem tudo a ver con essa citação do pequeno príncipe. Temos tanto potencial dentro de nós e ficamos buscando do lado de fora. Beijo grande e ótimo final de semana pra você! 🌻

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s