A vida é breve

Foto autoral. Ruas de Paraty / Setembro, 2021

Eu não tinha convivido tanto com a morte como nesse último ano. Foi meu avô, pai de grandes amigas, chefe/amigo e mais pessoas queridas de outras pessoas queridas. Embora saibamos que a morte é para onde todos nós vamos um dia, é complexo conviver com ela e todas as dores que ela traz.

Pensar na brevidade da vida revira as memórias, os afetos, aperta o coração. É esquisito aceitar que as pessoas que amamos partirão um dia. Até a pessoa mais preparada espiritualmente e/ou psicologicamente sente. Temos sangue correndo nas veias, coração batendo no peito, emoções por debaixo da pele.

E o que a gente faz com essa única certeza que a gente tem? Vive. Não há mais nada a fazer a não ser viver. Entregar-se para essa aventura que é a vida e viver seus mistérios de braços abertos para desvendá-los ou não. Não se emaranhar em brigas tolas, não perder tempo com besteiras.

Amar as pessoas que surgem na caminhada. Sem jogos, dramas, rancores. Abraçar quando tem vontade. Gargalhar sem medo de fazer barulho. Encantar-se com o sorriso de uma criança. Prestar atenção nas flores, nos pássaros, na natureza. Colocar o pé no chão de vez em quando, para sentir o presente. Achar graça.

A vida é um sopro. A minha, a sua, a nossa. Mais importante do que o tempo que falta, é o que estamos fazendo com o nosso tempo hoje. Podemos pegar esse limão e fazer uma bela limonada. Ou melhor: vamos pegar uma laranja que é mais docinha. É o que temos pra hoje.

Obrigada pela sua presença! Te inspirou? Compartilha com suas pessoas queridas. 🙂

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

4 comentários sobre “A vida é breve

  1. Muita coincidência, pois meu próximo texto irá falar exatamente do mesmo assunto. Ando meio reflexivo acerca da vida e morte devido a acontecimentos recentes, mas desde cedo aprendi aquilo que tão bem você fala em seu texto. Devemos amar e não nos deixar levar por picuinhas e pensamentos negativos. A vida é tão breve para desperdiçarmos com coisas ruins, então vamos aproveitar cultivando bons sentimentos com aqueles que passam por nosso caminho.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário