O padre da minha vó

Foto autoral. Mureta da Urca nublada / Novembro, 2021.

Minha vó tem um padre. Ele canta sertanejo, usa calças apertadas, toma cerveja e faz piada. Ela diz que ele é um “pão”, bonito na linguagem dela. Daniel e Fabio Junior também entram no rol de pão da minha vó. Não me pergunte se é pão de forma, francês ou de hambúrguer. Ela só diz que é pão.

Embora ela assista o programa do padre dela toda semana, aos domingos a reprise é de lei. É difícil escapar porque ela senta no sofá e já fala: “está na hora do meu padre, muda de canal aí pra mim”. Então quem está na sala assiste, fazer o quê? Domingo na casa da vó não é só comida boa ou bolo de cenoura. Tem que assistir o padre.

E como é esperto esse padre. Ele sabe como conquistar as velhinhas. Fala diretamente para elas, até as propagandas. Tenta vender remédios para os ossos, a pele, o sono. Até remédio de emagrecimento. Ainda bem que minha vó mantém o sangue português na veia e ninguém coloca a mão no dinheiro dela. “É só ligar aqui no 0800 para ganhar um descontão”, eles dizem.

Às vezes eu e minha vó temos algumas conversas mais sérias quando tento mostrar que a mulher do meu tio não tem obrigação de cuidar dele como se ele fosse criança. Ou quando ela glorifica os genros e detona as filhas. Ou quando critica minha tia que adora sair com os amigos e tomar cerveja. Minha vó vem de outro tempo, sei plenamente.

Mas o padre não. Ele deve ter uns quarenta anos e em um único domingo o vi fazendo propaganda de remédio para emagrecer mostrando uma mulher de biquíni e dizendo que seu corpo era feio. Também ouvi ele falar que mulheres dormem melhor porque não fazem nada enquanto os homens trabalham muito. O alívio é que eu reclamei e minha avó soltou: “Por que ele não coloca foto de homem barrigudo?”. Pois é, vó, pois é. Eis a pergunta de um bilhão de dólares.

Obrigada pela sua leitura! Te vejo na próxima crônica!

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

23 comentários sobre “O padre da minha vó

  1. Pingback: O padre da minha vó by Nicole Guimarães – MasticadoresBrasil/ 100 poetas brasileiros

      1. Bom…Não,boas não estão…Você está sabendo,né?As chuvas bem intensas no Brasil,agora,que estou te escrevendo,a atenção maior está sobre Petrópolis,no Rio.Mas não quer dizer que daqui a pouco vá chover forte de novo lá,ou em outro lugar do Rio,ou do Brasil,igual ou pior,não sei se tem como ser pior do que tem sido,em várias cidades,em vários estados do nosso amado país.Sei lá,acho que só a natureza sabe se tem como ficar pior.Ou nem a natureza sabe!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Os jornais aqui diseram que as imagens da destruição em Petrópolis foram para o mundo todo,você muito provavelmente deve ter visto.Disseram que foi a pior em 100 ano,em Petrópolis.Acredito que você já deve ter estado lá,a passeio,a trabalho,ou morando,pelo menos uma vez,já que você já andou pelo mundo todo.Eu acho que estive lá,pelo menos uma vez,mas não tenho certeza.Deve ter sido quando criança,acho que tenho uma vaga lembrança dos chinelos,no museu.

        Curtido por 1 pessoa

      3. Bem,nesse pouco tempo de 2022,até agora,na minha opinião,já tiveram e não pararam as várias notícias estressantes,no Brasil e no mundo.Já tiveram mais notícias espantosas de queridos do grande público que partiram para sempre,pelo menos na vida em que estavam, também a partida de muitos que não eram conhecidos,mas que suas mortes,por diversos motivos,ficaram conhecidas de todos.Um exemplo,não sei se você soube,a morte de alguns por causa da queda de um pedaço de um “muro” natural,acho que falésia é o nome,se não me engano.Isso foi em Minas,esqueci em que local foi.Olha,e foi no mês passado,e estamos só no segundo mês!

        Curtido por 1 pessoa

      4. Aqui em casa,os estresses com dinheiro e várias questões que vão surgindo,no dia a dia.Uma,por exemplo,que aconteceu ontem,foi a queda do telefone num canto difícil de pegar.Com muito custo consegui,graças a Deus.Até pode parecer uma coisa meio simples,mas nem é e nem foi tão simples,não.Esse é apenas um exemplo.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Em que lugar do mundo você se encontra hoje,12/02/2022,dia em que estou escrevendo aqui,no comentário do seu post,em que aparecia a Urca,no Rio?Acho que você não deve estar mais no Rio…Ou já voltou?Kkk!Desculpe,é só uma brincadeira,eu acho muito legal ficar sabendo o mais recente lugar onde você está!E é claro,o seu site é totalmente maravilhoso!

    Curtido por 2 pessoas

      1. Mesmo com tudo isso,deve dar um medo ainda de pegar,né?Vc já teve esse vírus cruel,e/ou suas variantes,e/ou a gripe ?Espero que não,nada disso.Vc já tomou todas as vacinas e a dose de reforço contra o vírus cruel e mais a vacina da gripe?

        Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário