O sentimento de pertencer

Foto autoral. Janelas-jardim / janeiro, 2022.

Já me senti desconectada de certos grupos algumas vezes. Essa desconexão vez ou outra acontece e vai desde ambientes formais até os mais informais. Temos nossas afinidades, presentes em pessoas e assuntos, que nos fazem sentir naturalmente mais próximos, leves, em sintonia com nós mesmos.

Faz parte não combinar com tudo e com todos. Faz parte sentir-se meio sem encaixe. É daí que saem grandes aprendizados. Imagina se a vida fosse feita apenas com o que gostamos e quem nos damos bem? Não dá, a gente cresce na diversidade de pensamentos, de estilos de vida, de olhares.

Tem vezes que é dolorido não se sentir fazendo parte, dá incômodo. Mas também é desse lugar que pode florescer o que realmente tem valor para si. No fim, é mais sobre nós do que do outro. A falta de pertencimento pode mostrar que é possível observar e aprender sobre nós, sobre o que nos faz bem.

Lembro de uma vez que não fui convidada para um happy hour restrito a um grupo de mulheres que tinham cargos comissionados em um lugar que trabalhava. Quando soube, senti um certo desconforto. Foi tudo organizado às escondidas. Eu falava com todas no dia a dia, só não tinha um cargo.

O incômodo não demorou muito e logo minha ficha caiu e me dei conta de como essas segregações são cafonas. Eu vi que nem me sentiria confortável em um grupo que se une a partir de crachá. Aprendi com esse e outros não encaixes que minhas conexões genuínas estão onde os sorrisos, os abraços e os afetos ocupam o primeiro lugar. Pra mim, eles chegam antes de qualquer coisa.

Como é para você?

8 comentários sobre “O sentimento de pertencer

  1. O crachá nem chega a ser estigma, menos ainda enigma num “poema de sete faces”, ou mais. Eu aventei algo sobre afastamento social na postagem Brasil Rapadura, que você visitou.

    Um abraço pelas visitas e, também, pela Página lúcida, muito bem cuidada.
    Darlan.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Sim, eu vejo as vezes como encerramento de ciclos na nossa vida. De coisas e situações que acontecem que nos forçam de certa maneira deixar certas coisas para trás ou sair de certo grupo pq ja não faz mais sentido estar ali. 😊

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário