Lá onde a alma está

Assisti ao vídeo sobre a arquitetura e a história dos prédios (fantásticos) de Moscou publicado no canal do YouTube Eli from Russia dias atrás. Ela fez um tour no próprio apartamento que divide com uma amiga. Minúsculo, com divisões bem diferentes ao que estamos habituados, mas tão cheio de história.

Eli também apresenta sua amiga que conta que é originariamente da Sibéria mas que mudou para Moscou por causa de trabalho. “Na Sibéria, está a minha alma. Minha família, meus amigos. Em Moscou, é minha carreira, dinheiro”. O comentário dela não saiu da minha cabeça. Fiquei me perguntando onde está minha alma. Será que nossa alma não pode também estar na nossa fonte de dinheiro?

Ao contrário dela, não vejo minha alma apenas no Rio de Janeiro, onde tenho minha família e muitos amigos. Também está no Pará, em Brasília, em lugares que já viajei e, até mesmo, nos lugares que não visitei ainda. E nos Estados Unidos? Está a minha alma aqui também? Ou, como disse a moça russa, aqui é por carreira e dinheiro?

Definitivamente, minha alma também está aqui. Tenho já tantas pessoas queridas, tenho minha pequena família, tenho natureza que amo, tenho minha casa que me dá muita paz. Não sei se conseguiria estar em um lugar que minha alma não esteja. Dinheiro é bom, mas não dá para ser só isso. Acredito que eu não seria eu.

Embora minhas mudanças do Rio para Belém e de Belém para Brasília tenham sido motivadas pelo lado profissional, minha alma sempre esteve lá. Eu fui de coração aberto para descobrir o novo e me jogar de cabeça numa nova aventura. Olhando para trás, acredito que seja por isso que não costumo sofrer pelas mudanças em si. Eu vou, levando minha alma junto.

E você? Está onde sua alma está?

Com carinho,

Nicole

3 comentários sobre “Lá onde a alma está

  1. Nossa! Seu texto veio como um abraço.

    Mas, não estou onde minha alma está. Entender isso me acolhe também.

    Estou fisicamente onde a oportunidade acadêmica me abriu caminhos. Sigo aqui até quando preciso para me encontrar onde minha alma está.

    E eu só soube onde minha alma está quando sai do lugar que ela está. Hoje sei. E sou feliz por saber que volto.

    Lindo texto, linda escrita.

    Sigamos com alma, ainda que fora do lugar. (rs)

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário