O segredo de uma vida leve

Há um tempo atrás, estava conversando com uma amiga e ela comentou a idade do marido. Fiquei muito surpresa! É a mesma do meu pai! Impossível, pensei.

Falei com ela que era difícil acreditar. Ele é jovial, conversa sobre diversos assuntos, é calmo, aparência alegre, descontraído. E então ela me disse algo que nunca esqueci: “Ele fez escolhas felizes ao longo da vida”.

Que raios isso quer dizer? Me questionei. Comecei a refletir sobre mim e cheguei a uma conclusão inicial de que escolhas felizes nada mais são do que escolhas conscientes. Aquele “sim” ou “não” que você dá seguindo seu coração, atento ao que você sente.

Aqueles caminhos que são mais sorrisos do que angústias e dúvidas. Depois percebi que esse sempre foi meu maior medo: fazer más escolhas na vida. Uma decisão pode mudar todo o seu caminho. Já pensou nisso?

Claro, nem sempre é fácil perceber que algo não está nos fazendo bem ou que poderíamos ter escolhido um trajeto melhor. Mas sempre tem aquele incômodo, aquela sensação de que algo está errado. A gente sempre sabe.

E é aí que você tem a chance de mudar de rota. Quando liga o alerta da consciência e percebe. Com leveza, amor e paciência.

Foto: Nicole Guimarães. Veneza / Itália, 2019.

10 comentários sobre “O segredo de uma vida leve

  1. mariogordilho

    Bonita reflexão. É isso, escolhas felizes. John Lennon, em uma de suas músicas da carreira solo (Beautiful Boy), usou uma frase que gosto muito: “life is what happens to you while you are busy making other plans” (a vida é o que lhe acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos). Nós poderíamos sempre estar ocupados fazendo escolhas felizes no nosso dia a dia, mas em geral perdemos tempo fazendo outros planos que nem sempre nos levam a escolhas felizes. E a vida vai passando…Obrigado por compartilhar essa reflexão!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Lindo seu comentário, Mario. Adoro essa frase e não sabia que era do John Lennon. É bem isso… a gente se perde em buscas que a gente nem sabe o que são. Nunca entendi pessoas que preferem acumular um patrimônio enorme para aposentar “mais cedo”. E se esse tempo nem chegar? Nem viajou, nem encontrou com os amigos, nem se arriscou com novidades. Me esforço bastante para viver o hoje com sabedoria, é difícil, mas não impossível. Boa semana!!

      Curtir

  2. Escolhas são sempre difíceis e assumir cada uma delas ao longo da vida temos como retorno amadurecimento, experiência, tranquilidade, … , e sobretudo sabedoria para novas escolhas. O resultado é ter uma vida mais feliz, leve. Nesses tempos em que estamos esperando o dia de ganharmos às ruas, teu texto traz uma excelente reflexão. O meu abraço.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s