Quando as fronteiras vão abrir?

Que louco imaginar o mundo todo fechado. Ninguém entra, ninguém sai. E a pergunta que mais aparece nos grupos de quem ama viajar é: Quando as fronteiras vão abrir?

Quando visitei Berlim, fiz um free walking tour pela cidade. A guia parou num ponto que ainda tinha parte do Muro de Berlim e explicou que, de um dia para o outro, famílias foram separadas, amores, grupos de amigos, trabalhadores. De repente, quem estava do lado comunista não podia passar para o lado capitalista. E vice-versa.

Tive dificuldades para compreender aquilo. Como assim não transitar livremente dentro da mesma cidade? Eu não conseguia nem entender a lógica espacial da divisão entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Abria mapas, olhava as marcações sinalizadas no chão, via os pedaços do muro ainda erguidos. E, caramba, que confuso.

E essa impossibilidade do ir e vir, com uma amplitude maior e por causa de um fator invisível, está acontecendo agora. E com o mundo todo. Tantas vidas partindo. Planos foram suspensos, reencontros foram adiados, amores ficaram distantes. E mais uma vez a vida nos mostra que não é possível ter certeza de nada. Tudo é impermanente. Por mais que pareça estável.

Mas me conte: você tem algum palpite de quando as fronteiras devem começar a abrir? Acredito que o Brasil ficará barrado por um bom tempo…

Foto autoral. Pôr do Sol em Berlim / Alemanha, 2017.

18 comentários sobre “Quando as fronteiras vão abrir?

  1. mariogordilho

    Infelizmente, também acredito que seremos barrados do resto do mundo, América Latina inclusa, por um bom tempo, pois temos um governo que optou por ignorar a pandemia, e no máximo em agosto seremos o país com mais contaminados no mundo. Não viajaremos tão cedo para o exterior. Eu tinha viagem marcada com meus pais para Portugal em maio, dei a viagem de presente de bodas de ouro a eles. Eu iria de “guia*, pois eles nunca saíram do Brasil e eu conheço bem Lisboa. Eles não querem mais, estão com medo, são idosos, e mesmo que um dia queiram acredito que a UE fechará as fronteiras brevemente para alguns países, e o Brasil será o primeiro da lista. Ficarei com um voucher da TAP por um bom tempo nas mãos. Pra quem ama viajar, como eu, isso dói fundo na alma. E com expectativa zero de que essa tendência se reverta no curto prazo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sei bem o que você está passando… viajar é uma paixão pra mim e não saber nem quando poderei entrar num avião é uma agonia. Claro, pelo menos estamos com saúde e nossa família também. Mas é uma mudança de vida muito drástica para quem ama voar. Também tinha viagem internacional marcada para março e tive que cancelar nas vésperas. Aguardemos alguma luz! 🙏🏻

      Curtido por 1 pessoa

  2. Creio que levará um bom tempo, mais de ano talvez. Neste ano estava mais afim de explorar o nosso país, e pelo visto vai ser o que nos resta. Mas, vai ter o lado bom, vamos precisar de turistas e incentivo interno para melhorar a situação (se é que dá pra se ter uma noção de melhora).

    Curtido por 1 pessoa

  3. Acredito que até o final do ano haverá restrições, Nicole! É difícil acreditar que o homem que planeja chegar a marte, sucumba ao vírus. Ainda bem que não há fronteiras para nossa imaginação (estou que nem Cervantes viajando com Dom Quixote e Sancho Pança… mais para Sandro Pança mesmo neste confinamento kkkkkk). Sejamos otimistas, ainda que o vento sopre ao contrário. Beijo no coração

    Curtido por 1 pessoa

  4. Há um velho clichê que diz “ a esperança é a última que morre “. Prefiro não acolher o clichê e acreditar que nunca morre, ao contrário, quanto mais complicado for mais forças teremos para vencer o vírus e o que mais vier pela frente. Para o amanhã ser pé na estrada então vamos superar o hoje. Vai demorar mas conseguiremos. Abraço, e já me adiantando, boa viagem…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sinceramente não sei, é tudo tão novo e desconhecido que fica difícil fazer projeções. Mas acredito que ainda vai demorar um pouco, infelizmente mais do que eu gostaria. E aqui no Brasil penso que o tempo será ainda mais estendido que em outros lugares :/
    Tudo muito surreal, às vezes parece que estamos tendo um sonho ruim por que é simplesmente muito difícil de entender.
    Mas sigo fazendo minha parte e esperando que tudo melhore o quanto antes.
    Cuide-se por aí 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bom dia Nicole! Chegará o dia em que tudo abrirá novamente. Em nossos corações, se são reais, ficamos tão perto como se estivéssemos abraçando! Não é?
    Tem um bom dia, tudo de bom no Brasil – da Alemanha, Olaf, abs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s