
Que louco imaginar o mundo todo fechado. Ninguém entra, ninguém sai. E a pergunta que mais aparece nos grupos de quem ama viajar é: Quando as fronteiras vão abrir?
Quando visitei Berlim, fiz um free walking tour pela cidade. A guia parou num ponto que ainda tinha parte do Muro de Berlim e explicou que, de um dia para o outro, famílias foram separadas, amores, grupos de amigos, trabalhadores. De repente, quem estava do lado comunista não podia passar para o lado capitalista. E vice-versa.
Tive dificuldades para compreender aquilo. Como assim não transitar livremente dentro da mesma cidade? Eu não conseguia nem entender a lógica espacial da divisão entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Abria mapas, olhava as marcações sinalizadas no chão, via os pedaços do muro ainda erguidos. E, caramba, que confuso.
E essa impossibilidade do ir e vir, com uma amplitude maior e por causa de um fator invisível, está acontecendo agora. E com o mundo todo. Tantas vidas partindo. Planos foram suspensos, reencontros foram adiados, amores ficaram distantes. E mais uma vez a vida nos mostra que não é possível ter certeza de nada. Tudo é impermanente. Por mais que pareça estável.
Mas me conte: você tem algum palpite de quando as fronteiras devem começar a abrir? Acredito que o Brasil ficará barrado por um bom tempo…
Foto autoral. Pôr do Sol em Berlim / Alemanha, 2017.
Infelizmente, também acredito que seremos barrados do resto do mundo, América Latina inclusa, por um bom tempo, pois temos um governo que optou por ignorar a pandemia, e no máximo em agosto seremos o país com mais contaminados no mundo. Não viajaremos tão cedo para o exterior. Eu tinha viagem marcada com meus pais para Portugal em maio, dei a viagem de presente de bodas de ouro a eles. Eu iria de “guia*, pois eles nunca saíram do Brasil e eu conheço bem Lisboa. Eles não querem mais, estão com medo, são idosos, e mesmo que um dia queiram acredito que a UE fechará as fronteiras brevemente para alguns países, e o Brasil será o primeiro da lista. Ficarei com um voucher da TAP por um bom tempo nas mãos. Pra quem ama viajar, como eu, isso dói fundo na alma. E com expectativa zero de que essa tendência se reverta no curto prazo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sei bem o que você está passando… viajar é uma paixão pra mim e não saber nem quando poderei entrar num avião é uma agonia. Claro, pelo menos estamos com saúde e nossa família também. Mas é uma mudança de vida muito drástica para quem ama voar. Também tinha viagem internacional marcada para março e tive que cancelar nas vésperas. Aguardemos alguma luz! 🙏🏻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Creio que levará um bom tempo, mais de ano talvez. Neste ano estava mais afim de explorar o nosso país, e pelo visto vai ser o que nos resta. Mas, vai ter o lado bom, vamos precisar de turistas e incentivo interno para melhorar a situação (se é que dá pra se ter uma noção de melhora).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ai.. mais de ano vai ser muito triste! Tenho esperanças para o segundo semestre, mas vamos ver. Brasil tem muita coisa sensacional pra gente conhecer, tomara que por aqui a gente consiga!
CurtirCurtir
Mesmo que se abram as fronteiras físicas, uma coisa é certa: nossas autoridades, em geral, precisam abrir suas mentes…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza! A bizarrice tá demais… pior que o vírus
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nem me fala… Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só Deus sabe…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim 😕
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acredito que até o final do ano haverá restrições, Nicole! É difícil acreditar que o homem que planeja chegar a marte, sucumba ao vírus. Ainda bem que não há fronteiras para nossa imaginação (estou que nem Cervantes viajando com Dom Quixote e Sancho Pança… mais para Sandro Pança mesmo neste confinamento kkkkkk). Sejamos otimistas, ainda que o vento sopre ao contrário. Beijo no coração
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahahahaha te entendo! Minha mente nunca voou tanto. Ainda bem que temos nossa criatividade!! Vamos otimistas sim, vai que surge uma luz no mundo. Beijos e ótima semana 🌻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Há um velho clichê que diz “ a esperança é a última que morre “. Prefiro não acolher o clichê e acreditar que nunca morre, ao contrário, quanto mais complicado for mais forças teremos para vencer o vírus e o que mais vier pela frente. Para o amanhã ser pé na estrada então vamos superar o hoje. Vai demorar mas conseguiremos. Abraço, e já me adiantando, boa viagem…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom te ver aqui, Fernando! Estou do seu lado: acredito que a esperança nunca morre. E não é que esse coronavírus, por si só, está sendo uma viagem pra todos nós? Ótimo dia 🌷
CurtirCurtir
Sinceramente não sei, é tudo tão novo e desconhecido que fica difícil fazer projeções. Mas acredito que ainda vai demorar um pouco, infelizmente mais do que eu gostaria. E aqui no Brasil penso que o tempo será ainda mais estendido que em outros lugares
Tudo muito surreal, às vezes parece que estamos tendo um sonho ruim por que é simplesmente muito difícil de entender.
Mas sigo fazendo minha parte e esperando que tudo melhore o quanto antes.
Cuide-se por aí 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu ainda tenho uma esperança de acordar! Também parece um sonho de tão surreal que está sendo. Sigamos fazendo nosso melhor e espalhando bons sentimentos 🌻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não podemos perder essa esperança!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia Nicole! Chegará o dia em que tudo abrirá novamente. Em nossos corações, se são reais, ficamos tão perto como se estivéssemos abraçando! Não é?
Tem um bom dia, tudo de bom no Brasil – da Alemanha, Olaf, abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade, Olaf! Fisicamente, as fronteiras estão fechadas, mas nossos corações estão mais próximos do que nunca. O amor extrapola qualquer limitação. Um abraço e ótimo final de semana!
CurtirCurtido por 1 pessoa