O “nada é para sempre” pode ser libertador

Querido, “para sempre” é muito tempo. E o tempo muda as coisas. Dizia uma dessas tirinhas de diálogos de filmes que vi outro dia. Não podia concordar mais.

Gente, saber que nada é permanente pode ser libertador. Se a maioria de nós percebesse como tudo é passageiro, não nos apegaríamos a tantas besteiras, a relações falidas, a status, a aparências, a momentos ruins.

Imagino que conseguiríamos separar o joio do trigo: o que compensa gastar energia e o que é melhor deixar para lá? O que realmente é importante nessa vida?

Podem ser as falsas sensações de “para sempre” que nos frustram, que nos fazem criar expectativas nos outros, que nos prendem a posições sociais e que nos impedem de voar e de sonhar.

Vejo pessoas com poder sendo arrogantes e penso: será que ela sabe que tudo isso vai acabar?

Deve ser uma delícia chegar aos 80 anos, sentar de frente para o mar, olhar para a própria trajetória e relembrar que tudo durou o tempo que precisou durar. E na batida do coração.

Você já passou por alguma situação que parecia ser “para sempre” e viu que não era bem assim?

Foto autoral. Frases de Santa Teresa / Rio de Janeiro, 2018.

38 comentários sobre “O “nada é para sempre” pode ser libertador

  1. mariogordilho

    Outro texto magnífico, Nicole. Parabéns! O final é fantástico. Me projetei aos 80 anos fazendo um revival da minha vida em frente a uma praia, que adoro, apesar do sol não concordar muito e maltratar minha pele branca. 🙂 Tudo, de fato, deve durar o tempo necessário. Não há coincidências, tudo tem um propósito na vida, e um fim. É assim no amor, na vida profissional, em tudo. Sem medo de ser brega, mas gosto da frase que diz “o que importa não é a linha de partida, nem a chegada, mas sim o caminho percorrido. Que a gente possa, aos 80, refletir sobre o aprendizado que colhemos nesse caminho.

    Curtido por 2 pessoas

      1. Hudson

        Uma hora ficaremos velhinhos…
        Estou bem adiantado nesse processo e, se chegar aos 80 anos, vou precisar de uma cobertura no Rio de Janeiro, de frente para o mar, para relembrar minha trajetória pela vida! Vai ser uma delícia! 😉

        Curtido por 2 pessoas

  2. Hudson

    Tema bem interessante! Nunca gostei do para sempre, tampouco do nunca mais! Mas isso não nos impede que ao fazermos nossas escolhas, as imaginemos perenes! Um dos poucos efeitos colaterais positivos dessa pandemia é que as pessoas estão percebendo o quanto a vida é efêmera e estão reavaliando valores e convicções! E, se alguma coisa tiver que ser para sempre, que seja um mundo com mais amor e paz, que muitos desejam, eu incluso!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Que lindo! Também estou desejando muito o mundo melhor. E concordo com você, podemos buscar e querer o perene. Só estar atento que até o perene é impermanente nessa vida, né? Uma hora ficaremos velhinhos – se Deus quiser – e deixaremos tudo isso. 😉

      Curtir

  3. No dia da cirurgia para retirada do câncer, fiquei em um corredor escuro, sozinho, a espera do momento de entrar no bloco cirúrgico. Foi ali que toda a fortaleza que havia construído para enfrentar a doença desabou. Foi ali que veio com muita consciência que poderia ser o fim. Foi ali que também recuperei a força com imagens que ao longo da minha vida testemunhei ou vivi. Foi ali que mais que nunca compreendi que nada nem tudo é para sempre. Entrei no bloco cirúrgico em paz e pacificado comigo mesmo. Muito bom pensar sobre isso à luz do teu texto. Muito obrigado. O meu abraço carinhoso.💐📚

    Curtido por 2 pessoas

    1. Depoimento maravilhoso, Fernando! É incrível como sua experiência te trouxe tanto conhecimento, entendimento, sabedoria. Acredito que tenha sido muito difícil e, mesmo assim, você descreve com doçura e leveza. E fico muito feliz pelo texto ter te tocado de alguma forma. Seu comentário fará bem a quem lê-lo. Obrigada pelo carinho! Abraço carinhoso! 🙂

      Curtir

  4. Sabe que eu tinha esse pensamento quando estava num emprego em que eu odiava. Meu mantra era, calma, não é pra sempre, vai passar. Passou, e agora ja nem lembro mais o que me incomodava. Quando assumi que nada é para sempre, foi libertador. Aí a gente se desprende de posses, de status, e resolve simplesmente viver e ser. Espero conseguir viver assim por muito tempo ainda.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Boa tarde Nicole…acho que quase todo mundo ja passou por essa experiência negativa ao meu ver de que aquela situação seria para sempre so que nao…acredito que nada e para sempre aqui neste mundo..e sim o para sempre são somente os laços afetivos que nascem e perpetuam na eternidade…quanto pessoas que usam do poder para serem arrogantes…creio que elas sempre foram so nao tinham o poder…eu sempre digo quer conhecer alguem de poder a ela e saberas quem realmente ela(elas) são o que me deixa mais triste e decepcionada com a humanidade…pois o poder nada mais é um meio,mecanismo dado a vc temporariamente para usa lo com sabedoria…pensem quantas pessoas nao podemos auxiliar com esse tal de poder?..mas não quanto mais se tem mais se quer pelo simples prazer de se sentir melhor que o outro..triste quem pensa que ter poder seja assim…que respeito vc oferece?sera respeitado?
    Nao…o poder esta nas nossas mãos todos os dias saibamos usa lo para o bem e nao para gloria de si mesmo.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Parece que os poderosos esquecem que vão ficar bem velhinhos um dia – se tiverem sorte – e dependendo de outras pessoas, né? Quem ocupa cargo de poder recebe as maiores provas nessa vida. E justamente pelo que você disse: se ocupou um lugar desses, é para fazer algo pelo outro. Mas são raros o que conseguem não deixar o poder subir à cabeça. E a vaidade. Lá na frente vão ter que prestar contas. Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim verdade..o poder sobe na cabeça…mas de quem o permite…arrogancia,prepotência e vaidade chagas da humanidade ou daqueles que nada tendo de bom no coração a oferecer precisam usar poderes para se sobressair so que se esquecem que e passageiro…fica c Deus.bj

        Curtido por 1 pessoa

  6. Estou com 62 anos e já sento de frente para o mar e revivo tudo o que passou e isto me deixa renovado para trilhar mais caminhos e poder novamente sentar de frente para o mar e reviver tudo de novo novamente. Agora com a pandemia, não estou sentando de frente para o mar, mas minha janela do apartamento oitavo andar, tenho a mesma sensação.
    Excelente texto.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Olá, Nicole. Desde quando compreendi que “sempre’ diz respeito ao passado, ao presente e ao futuro, passei a pensar e dizer de ora em diante, pois, já não tenho nenhum poder/controle sobre o passado que já se foi, tenho algo muito efêmero no instante que passa e o máximo que possa minimamente planejar é o futuro tão incerto, então fico com Cássia Eller:

    Se lembra quando a gente
    Chegou um dia a acreditar
    Que tudo era pra sempre
    Sem saber que o pra sempre sempre acaba

    Curtido por 2 pessoas

  8. Eu, desde criança, sempre fui muito ansiosa e me lembro que sempre que tinha uma prova para fazer ou algo que me deixava com o coração muito acelerado, tinha a mania de ficar mentalizando duas coisas:
    1) Eu pensava “amanhã a essa hora eu vou estar tranquila, amanhã a essa hora eu vou estar brincando, rindo e o coração calminho”.
    2) Essa outra principalmente em dias de prova, eu olhava para fila da sala um ano a frente e pensava, se toda essa gente passou por isso eu também consigo.
    Hoje acho muito engraçado, por que eu era muito pequena quando comecei a pensar isso e foi algo que ninguém me ensinou, mas foi o jeito que encontrei de acalmar meu próprio coração que insistia em ser tão agitado desde cedo. E o mais engraçado é que apesar de parecer bobinho, até hoje quando me encontro em situações complicadas eu mentalizo isso “amanhã (ou o tempo que for preciso p/ a situação melhorar) tudo vai ter passado e eu vou estar vivendo outra coisa”.
    Eu acho que, mesmo sem querer, eu aprendi cedo que nada é para sempre e uso isso para tentar viver melhor. E mesmo quando a situação é contrária e o momento que estou vivendo é ótimo, eu tenho a consciência de que não vai durar eternamente e tento aproveitar cada segundinho daquilo e guardar as boas memórias no meu coração.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que incrível, Gabi! As crianças são muito especiais e trazem bagagens que a gente nem imagina. Eu costumo seguir a mesma lógica que você. Às vezes sofro até mais com os momentos bons, porque penso: ai caramba… já já vai passar” Mas tenho me policiado para ser mais relax! Sua história da infância me lembrou da minha mãe quando eu sofria pra acordar cedo e ela dizia: “vamos passar por isso logo, já já você estará em casa para fazer o que quiser”.
      Que bom que você já tem a maturidade para acalmar seu coração. Que você possa compartilhar com os outros cada vez mais. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu acho que as crianças são muito inteligentes e conforme vamos crescendo a gente perde muita coisa que seria útil na vida adulta também. Por isso penso que é muito importante a gente lembrar da nossa infância, aprendemos com a gente mesma!
        Eu tinha o mesmo problema para acordar cedo rs.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Penso que somos podados desde pequenos, não acha? A seguir o que a sociedade manda, a ser menos espontâneo, menos verdadeiro… e aí só quando a gente cresce que, às vezes, nos damos conta de que temos um potencial enorme e podemos viver fora da caixa 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      3. Nossa, é exatamente isso. É uma pena, pois perdemos tanto tempo até entendermos isso. Mas fazer o que, faz parte rs Ainda bem que é sempre tempo de aprender e reaprender 😉

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s