Por que não?

O sim soa tão bem. É breve, suave, direto. Ele abre portas, muda a rota, apresenta novidades, causa frio na barriga. Quando usado com sabedoria e consciência, claro. Falando nisso, na Índia, todo ano acontece o festival Navaratri, marcado de acordo com o calendário lunar.

Navaratri significa nove noites e é uma celebração dedicada à Grande Deusa. Acontece de formas variadas a depender de região da Índia e, originalmente, o festival está associado especialmente à Deusa Durga. A cada dia, são emanadas energias de força, sabedoria, conhecimento, pureza, integridade, serenidade. No último dia do Navaratri, há a crença de que o bem venceu o mal.

Ainda não conheço a Índia, mas vivenciei o Navaratri de casa e viajei nos artigos e histórias sobre o festival. Graças ao sim que dei ao desafio sugerido pela minha professora de Yoga. Do dia 17 a 25 de outubro, meditamos durante as manhãs por meia hora. Em cada encontro, tínhamos uma intenção, um propósito.

No começo, minhas pernas ficavam dormentes e eu achava o mantra muito longo. Ele era entoado por 108 vezes. Passados três dias, ficou muito prazeroso. Encontrei uma posição confortável, mergulhava minha mente no mantra e observava meus pensamentos. Pensei em quantas pessoas estavam participando do Navaratri pelos diversos cantos do mundo.

A partir de um simples sim, fui brindada com mais uma primeira vez. Também foi assim para começar a praticar Yoga regularmente. Por mais singela que uma experiência possa parecer, ela tem o potencial de apresentar novos olhares sobre o todo e sobre nós mesmos. Sempre que aparece uma proposta nova, eu me pergunto: Por que não? E salto, quando posso.

Foto autoral. Flores da Tijuca / Rio de Janeiro, 2020.

38 comentários sobre “Por que não?

    1. Hudson José Capanema

      Tanta coisa para aprender, né? Enquanto algumas pessoas lamentam esse “ano perdido “, outras, como você, aprendem e vivem novas experiências! E nós que somos privilegiado, por lermos teus textos, também nos perguntamos: por que não?
      Não me vejo praticando yoga (não tenho paciência kkk), mas já me passou pela cabeça algumas excentricidades (para os meus parâmetros, é claro), tal como voar de asa delta!
      Quem sabe? Bjs

      Curtido por 1 pessoa

  1. Bom dia Nicole….nao sei muito sobre o assunto mas o achei interessante…novas possibilidades…yoga está ai algo que acho bacana….e sobre novas possibilidades e uma nova chance dada a nós mesmos!!
    Oportunidade de conhecimento e aprendizado sempre e valido!!
    Bom dia a Vc…fica c Deus Nicole.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tem muita coisa aí pra gente aprender, né? E hoje com a internet temos mais facilidade ainda. Yoga tem muito material bom no YouTube gratuito, comecei assim e agora que levo com mais disciplina. Beijos e fica com Deus também!! 🙏🏻🌻

      Curtido por 1 pessoa

  2. elcieloyelinfierno

    Bela entrada Nicole! Causalidade? Eu não poderia supor que éramos ambos praticantes de Yoga – União – diariamente. Tanto é que amanhã por motivos conhecidos, iniciaremos um curso de 4 dias denominado “A Arte de Viver”, baseado principalmente na intropecção e meditação, para continuar a melhorar a nossa qualidade de vida. Uma calorosa saudação.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que afinidade boa! Ainda sou praticante iniciante de yoga, mas cada dia me vejo mais dedicada. E a meditação ainda um desafio, mas estou firme na disciplina. Gostei do seu curso, depois me conta como foi! Abraços 🌻

      Curtir

      1. elcieloyelinfierno

        Querida amiga; começa amanhã quinta-feira e vai até domingo primeiro, quatro aulas de três horas cada, onde há inscrições para a realização de atividades gratuitas. Direi minha opinião sem hesitar, já que a troca costuma ser positiva, para falar de ideias que melhorem nossa qualidade de vida. Um abraço.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Não por acaso leio “Por que não?” com vários convites à minha porta. Obrigada pelo texto, Nicole! A vida nos pede movimento e, como nada é por acaso, acho que agora alguns saltos me são possíveis (e oportunos)!

    Curtido por 1 pessoa

      1. Já assitiu ao filme “Sim Senhor” com o Jim Carrey?
        Lembrei dele ao ler o seu texto, não sei se curte o gênero, mas fala exatamente sobre isso. Tanto a importância de se abrir as novas oportunidades, quanto a importância do equilíbrio ao resolver abrir novas portas. Se não tiver visto, recomendo, além de tudo é divertido 😉
        Beijos, querida 💋🌺💞

        Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, mas essa poesia fez até eu ficar na dúvida kkkk Muito boa!!! Yoga é uma experiência incrível mesmo, torço para que cada dia tenha mais adeptos. Obrigada pelo carinho! Beijo grande! Namastê 🙏🏻💜

      Curtir

    1. No YouTube tem a Pri Leite, comecei com ela e as aulas são para iniciantes. Também tem a Fernanda yoga. A minha professora é a ju.yogavibes no Instagram. Experimenta uma delas do YouTube e me diz se gostou!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s