Quem somos nós

Como diria Guimarães Rosa: Felicidade se acha é em horinhas de descuido. Sábias palavras. É na pausa das expectativas, dos momentos de espera, que boas surpresas surgem. Sou uma defensora convicta de que o do nada tem horizontes maravilhosos. Geralmente, melhores do que nossos planos.

Na loucura de querer controlar o trem da vida, deixamos de lado a maior verdade de todas: somos apenas passageiros. Tem vezes que é tão clara a existência de um plano maior. Tão mais simples do que qualquer vontade humana.

São tantas questões que nos distraem, que tiram nossos momentos de contemplação, que viramos aqueles passageiros que cochilam e nem percebem a viagem passar. Há tantas surpresas na estrada, é só olhar pela janela. Não espere saber todos os tipos de flores que encontrará nem todas as paradas que o trem fará.

Aproveite seu lugar no vagão. Ele é só seu. São os olhares de cada indivíduo que dão movimento a essa viagem. Com mais e mais diferentes olhares, formamos nosso coletivo de diversidade e respeito ao próximo. Outro dia ouvi algo sobre propósito nesta vida.

Tem gente que pensa ser casamento, ter filhos, o trabalho dos sonhos, comprar casa. Não é nada disso. Nascemos sozinhos e morremos sozinhos. Propósito de vida é individual. E ele não é um fim, mas toda a construção da trajetória. Pode ser simples.

As boas experiências são as que ficam e nos ajudam a encontrar nosso propósito. Aos distraídos, as horinhas de descuido combinadas com uma boa conversa, chá quentinho e – quem sabe – um abraço podem ser grandes aliadas para inspirar quem somos.

Foto autoral. Flores do caminho / Novembro, 2020.

40 comentários sobre “Quem somos nós

  1. Renata Rodrigues

    Bom dia…acredito fielmente que nosso Propósito na vida…nesta existência é a evolução,aprendizado individual de cada ser….evolução constante..o mundo muda a todo instante…com isso seguimos a caminhada evolutiva da vida suprindo conhecimento…tentando melhorar nosso eu interior…tarefa facil não é mas lutemos por isso..lembrando que estamos sim de passagem apenas por esta vida!!
    Abençoada Semana Nicole.fica c Deus

    Curtido por 1 pessoa

  2. É isso ai. A analogia da viagem, que frequentemente utilizamos pra explicar a vida, pode ser também o motivo de, alguns de nós, verem tanto benefício em viajar. Assim como olhar os detalhes do nosso próprio mundo, na nossa rua, nosso bairro, nossa cidade ou mesmo dentro da nossa própria casa é similar à ir pra outro lugar distante e perceber o invisível, a cultura, as pessoas, o formato da montanha, a textura do pão, a risada de um desconhecido, o abraço de um novo amigo. Quando a gente tem a cabeça voltada para o que realmente importa na vida, todo lugar se torna uma fonte inesgotável de sensações. Aproveitar o momento presente, sem se apegar demais ao passado ou ficar em uma ansiosa espera pelo futuro, é todo o segredo para enxergar e viver mais realidade que a maioria das pessoas. Quem vive pelo hoje, tem mais bagagem em um único mês do que algumas pessoas ao longo da vida toda. O ser humano tem tantos sentidos no nosso corpo e mente pra traduzir o ambiente ao redor, mas muita quando apontamos pras estrelas, algumas pessoa olham para o dedo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. elcieloyelinfierno

    Realismo consciente! Oi, Nicole! Sem dúvidas; você fez uma descrição brilhante da vida que merece ser vivida. Sem esforço, como quando respiramos, que é o que nos dá vida. E quando respiramos profundamente, expiramos o mesmo para relaxar. Então, como você disse, não se preocupe. Eles são as variáveis ​​que direcionam nossas vidas, não nós. Aproveite cada momento de cada novo dia no singular. Uma saudação cordial.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fica tão mais simples quando percebemos que a vida não precisa ser uma busca interminável por algo. Basta ser o melhor que pode ser, dentro das próprias possibilidades. E o fluxo da vida vai conduzindo a viagem. Abraços fraternos!

      Curtido por 1 pessoa

      1. hudsoncapanema

        Lindas e sabias palavras, Nicole! Verdade que somos todos passageiros nessa vida. Penso, porém, que cada um tem sua história e momentos de cochilo e momentos de contemplação. Não há uma receita, cada um é único. Já cochilei muito no trem da vida, mas hoje não dispenso uma janela e estou atento a cada detalhe do caminho. E com muita saudade das horas distraídas, dos cafés ou chás, das conversas, das risadas, dos abraços!
        Bjs

        Curtido por 1 pessoa

  4. Confesso que não sei ao certo qual é o meu propósito. Acho que ele muda a cada momento. Agora é estar perto da família. Mas, um dia já foi conseguir entrar numa universidade federal, depois me formar, depois ter uma carreira de sucesso, depois morar no exterior… Enfim penso que nosso propósito é como uma colcha de retalhos que vamos agregando e costurando dia após dia. Talvez nos basta aproveitar o agora, para não ficar tão aficcionados no amanhã, no propósito. Ou talvez ele nem exista. Não sei mais!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Na verdade, vejo o propósito como o momento presente, não como uma busca externa por algo (como trabalho, faculdade etc). Propósito pode ser levar alegria, compartilhar paz, conhecimento. Os meios são diversos… escrita, fala, relações. Vejo o propósito como algo construído no dia a dia, como você disse. Ele só vai amadurecendo. Se precisar conversar, estou aqui! Pelos comentários fica difícil ser clara… Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Alex Antunes

    A metáfora da vida como um trem em viagem é interessante. De fato, como o trem leva os passageiros para um determinado destino, assim nós também não estamos neste mundo por própria vontade. Eu acredito que estamos aqui neste mundo pela vontade de Deus. Porém, devido ao nosso livre arbítrio, podemos corresponder ou não à vontade de Deus.
    Eu já fui muito obcecado com o sentido da vida e sofri muito ao buscar sofregamente um sentido pra vida. Não que não exista sentido pra vida. Eu acredito que existe sim um sentido pra vida. Mas, quando não sabemos buscá-lo (o sentido da vida), isso se torna um sofrimento. Mas com os nossos erros podemos nos tornar pessoas mais sábias.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alex, estava sentindo sua falta! Espero que esteja bem! Olha, talvez nossa falha esteja justamente nessa busca de sentido. Estamos o tempo todo buscando por algo. Precisamos aprender a olhar/sentir o presente. Isso que a meditação e yoga ensinam. Sofremos muito com o que não podemos mudar. Seu propósito de vida pode ser compartilhar conhecimento, por exemplo. E isso não tem a ver com fazer faculdade, trabalhar como professor etc. É feito no dia a dia. 🙂

      Curtir

      1. Alex Antunes

        Nicole, me desculpe pela sumida. É que você estava de férias e eu não queria incomodá-la. Mas eu também tive uma piora do meu quadro depressivo, mas, se Deus quiser, eu vou melhorar.
        Obrigado por partilhar sua sabedoria comigo. Você tem muita sensibilidade em relação ao próximo. Isso é maravilhoso. Eu reconheço que preciso viver melhor o momento presente. Obrigado por sua empatia. 🙂 🌻

        Curtido por 1 pessoa

  6. Oh Nicole, palavras que descrevem a realidade e verdade: “Nascemos sozinhos e morremos sozinhos. Propósito de vida é individual.”
    Até acrescentaria com uma frase de Pablo Picasso que tem sido uma espécie de lema de vida para mim – “O sentido da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilha-lo.” E nada se consegue sem solidão, sem nós próprios encontrarmos o nosso caminho individualmente, para que o possamos partilhar. Há uma carruagem só para nós, essa carruagem pode ser carregada com a nossa vida e estar de portas abertas para receber outros passageiros.
    Adorei o post. Um abraço bem forte.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Teu texto me trouxe uma das tantas consultas a partir do diagnóstico do câncer e em especial pós-cirurgia. Em uma delas me perguntaram qual minha maior dificuldade. Minha resposta: pensar no futuro. O oncologista disse pra começar a planejar. Não houve jeito. Não consigo pensar adiante e não é por pessimismo ou algo semelhante. Apenas, uma consciência de que, excluindo o imponderável, tenho que pensar o meu viver dia a dia. E de alguma maneira, isso me trouxe mais paz e harmonia, me recolocou não vida, no cotidiano, e com uma imensa felicidade. Algo se desprendeu dentro de mim para melhor. E sigo em frente. Abraço carinhoso. 💐

    Curtido por 1 pessoa

    1. Linda sua história, Fernando! Sou sua fã. Essas várias questões sobre futuro perdem ainda mais o sentido quando vejo pessoas partindo do nada, mesmo sem alguma doença. A vida é passageira para todos nós. O próprio médico que te fala para planejar pode se despedir dessa existência antes de você. Será que ele estava planejando? Ninguém sabe sobrenome futuro. Precisamos aprender a desfrutar a caminhada, como você muito bem tem feito. Beijo grande 🌻

      Curtir

  8. Acredito nos nossos poderes de mediação do divino. Como se fôssemos mensageiros daquilo que há de aconter, os grãos que compõe a praia.

    Veja o quanto as suas palavras impactaram positivamente em tantas vidas. Assim como a minha, em busca da missão cabida a mim.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Bruno Morais

    “Sou uma defensora convicta de que o do nada tem horizontes maravilhosos. Geralmente, melhores do que nossos planos!” Após leitura minha reação imediata foi um: é isso aí pourra.

    Uma hora ou outra a menina Nicole sempre vem com aquele cubinho de açúcar maskavo pra abrir os caminhos de uma possível amargura! Um prazer ler seus textos. 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s