Em busca de um lugar melhor

A mudança costuma aparecer na nossa vida a partir de duas situações: empurrão divino e/ou inquietação. O primeiro grande salto da minha vida foi profundamente motivado pela vontade de mudar de cidade. Cresci em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Para mim, era um sofrimento diário passar horas no trânsito, trem lotado, ver meu dia todo ocupado pela rotina e não ter um lugar agradável para olhar. Eu sentia que não ficaria ali por muito tempo. E como eu conseguiria mudar para um lugar melhor? Estudando.

E eu sempre estudei. Ainda durante a faculdade, morei um tempo em Niterói. Como eu amava descer do ônibus e dar de cara com a Praia de Icaraí. Tinha vezes que eu sentava no calçadão e ficava ouvindo as ondas do mar. Depois, passei uns anos no bairro do Flamengo e conheci minha paixão por caminhadas.

Olhar o Cristo Redentor nos meus momentos de mente agoniada era maravilhoso. Mas ainda não era algo que eu podia usufruir quando quisesse. Segui estudando. E recebi bons empurrões divinos até ser aprovada num concurso público e, finalmente, mudar de cidade com minhas próprias pernas.

Hoje tenho consciência de que eu caminhei sem ter a mínima noção de onde eu poderia parar, embora a rota do serviço público tenha sido a única acessível naquele momento. A minha única certeza era de que eu queria morar em um lugar melhor. E eu consegui.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Das belezas que há por aí.

19 comentários sobre “Em busca de um lugar melhor

  1. Alex Antunes

    Normalmente as nossas buscas estão motivadas por uma necessidade ou uma inquietação como você disse; no seu caso, viver em um lugar melhor.
    Já li críticas de que o lugar quem faz somos nós. Mas não é bem assim, não é mesmo? Há lugares que são ruins por algum motivo, independente de nós mesmos.
    Eu já quis me mudar de lugar como você, mas não tive a mesma sorte, se é que podemos usar essa palavra.
    Há pessoas que são mais abençoadas que outras. Você é uma delas, Nicole!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alex, acredito que a afirmação de que quem faz o lugar é a pessoa depende de muitas circunstâncias. No meu caso, eu nem vivia no lugar. Só dormia. E o que eu queria era poder viver em um lugar que não precisasse de longos deslocamentos e que eu pudesse andar a pé.
      E também tem os casos de ambientes que não fazem bem pra gente, né? Eu sigo a linha de que se é possível ir pra um lugar que te faz sentir melhor e ser você mesmo vá em frente. Quando nós afastamos de certas coisas, percebemos vários padrões e modelos que estávamos seguindo. Enfim, mudar também liberta 🙂

      E somos todos abençoados com nossa vida. Infelizmente, temos oportunidades e limitações diferentes. Torço muito para que você siga por belos caminhos!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Alex Antunes

        Entendi a sua situação, Nicole. E concordo que mudar foi o melhor para você. Obrigado por partilhar comigo essa reflexão. 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  2. Alex Antunes

    Gostaria de partilhar um texto do Youcat (Catecismo Jovem). Fala sobre o cuidado de Deus sobre nós em meio as circunstâncias da nossa vida.

    49 – Porventura Deus guia o mundo e a minha vida?
    Sim, mas de um modo misterioso. Deus conduz tudo ao seu aperfeiçoamento, por caminhos que só Ele conhece. O que Ele criou não cai um instante das Suas mãos. (302-305)
    Deus atua tanto nos grandes fatos da História como nos mais pequenos acontecimentos da nossa vida pessoal; contudo, Ele não belisca a nossa liberdade, como se fôssemos marionetes dos Seus planos eternos. Em Deus “vivemos, movemo-nos e existimos” (At 17,28). Deus está presente em todas as vicissitudes da nossa vida, mesmo nas ocorrências dolorosas e nos supostos acasos, aparentemente sem sentido.
    Deus também escreve direito pelas linhas tortas da nossa vida. O que Ele nos tira e o que nos dá, as situações em que Ele nos fortalece e as circunstâncias em que nos põe à prova… tudo isto constitui ocasiões e sinais da Sua vontade.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nicole, que texto incrível. E que bom conhecer você um pouco mais. Também passei por algo parecido. Trabalhei mais de 20 anos longe de onde morava e o percurso através de transporte público, realmente é desgastante. Quando decidi morar mais próximo do trabalho e ter meu canto, realizei um grande sonho e hoje, mesmo não estando mais trabalhando, sinto-me feliz pois criei um espaço onde me encontro e me identifico. Mudanças são necessárias em nossas vidas. Creio que elas surgem sempre para melhor bastando mudarmos nosso olhar sobre elas. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Mudanças são quase uma oportunidade de resetar a vida, criar novas facetas, novos amigos e novos ciclos em nossa vida! Parece uma limpeza que fazemos, deixamos pra trás aquilo que não nos serve mais. Abrir espaço para o que está por vir, renovar as esperanças… Enfim, sou suspeito a dizer, adoro as mudanças!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s