Síndrome do vira-lata

Temos recebido tanta desinformação ultimamente que nos sentimos perdidos sem saber exatamente o que queremos para o nosso país. Em relação à saúde pública, não está diferente. Vira e mexe, há boatos de mudar isso e aquilo no Sistema Único de Saúde do Brasil.

Mudança para pior. Dessa eu não gosto, aviso logo. O SUS não é perfeito, é verdade. Mas atire a primeira pedra quem nunca utilizou algum de seus serviços: vacina no posto de saúde, tratamento de câncer no INCA, SAMU, medicamento gratuito e por aí vai. São raros os países do mundo que tem uma saúde pública como a nossa.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é necessário pagar um valor alto com seguro saúde e, ainda assim, não significa que todos procedimentos e consultas serão cobertos. Se passar mal na rua e parar em um hospital, aguarde a conta em dólares chegar até sua casa.

Já é ruim para aqueles que possuem condições financeiras, imagina para os que lutam todos os dias para sobreviver. No SUS, temos hospitais, exames, procedimentos, cirurgias, tratamentos, medicamentos para todos. Temos certa mania de achar que tudo dos outros países é melhor do que o nosso, a famosa síndrome do vira-lata.

É melhor em relação a quê? Sobre a saúde pública, não tenha dúvidas, a nossa é inspiração para muitos. É de cuidado e de responsabilidade dos gestores públicos que ela precisa, não de desmonte. Perdemos muito ao perdê-la. Sei lá, hoje e sempre, eu defendo o SUS. E você?

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Flores do caminho / Março, 2021.

32 comentários sobre “Síndrome do vira-lata

  1. É tão gratificante ter acesso a medicamentos tão caros todo mês. Basta mostrar um papelzinho e pronto, tudo o que é necessário está ali. E além disso há os profissionais tão cuidados nos postos de saúde, nos hospitais… que dão orgulho e estimulam manifestações assim, de defesa.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tive um grave problema no céu da boca uns anos atrás, e gastei muito com medicos particulares, sem resultado. Meio que por desespero acabei indo pro SUS e tive meu problema resolvido com duas cirurgias no intervalo de um ano. Há muitos profissionais competentes e engajados no SUS.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Seja o vosso SUS ou o nosso SNS, os serviços públicos de saúde são para todos, mesmo que não sejam perfeitos. E esse facto é realmente o mais importante.
    Por isso, há que os valorizar e defender como a Nicole faz neste post.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ai Nicole, tristeza as coisas que estão acontecendo, tantas partes do SUS sendo desativadas, é tanta perda em todos os sentidos. Vamos ver se com a virada do discurso do Lula realmente o coiso lá se atipe, mascara já até usou, o mínimo. Estamos pedindo o mínimo…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Isso aí. E espero que o povo brasileiro pare com esse negócio de votar “de brincadeira”, como daquela vez que votaram no palhaço Tiririca. Se queremos mudanças, temos opções por aí. Não podemos “brincar” com essas coisas, sobretudo quando se trata do Poder Executivo. As consequências são catastróficas. O que se estraga em menos de 4 anos, demora mais de 20 anos para ser consertado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. E é difícil demais conseguir reconquistar direitos. Tem me dado muita angústia ver a maioria colocando a energia em defender ou atacar políticos, mas esquecendo de falar sobre o que queremos para o país. Enquanto a gente briga, os desmontes estão acontecendo…

      Curtido por 1 pessoa

  6. A sensação que eu tenho é que as pessoas entram na discussão em manada. Sabe aquela coisa de que está todo mundo correndo para lá então eu vou também, sem nem saber de fato porque é aquela direção que estão seguindo. Para todo lado discursos com muito achismo e pouco argumento… Cada dia mais cansativo, né?

    Curtido por 1 pessoa

  7. Mas as pessoas por aqui, não sabem o que é o SUS, a maioria apenas reclama e detona o sistema, como se o sistema de saúde do país se limitasse ao atendimento em hospitais, sempre cheios. Há defeitos, obviamente. Mas é muito melhor e funcional que em muitos países por ai. E há problemas de corrupção que duvido que serão resolvidos algum dia. Mas, mesmo assim funciona para a maioria da população.

    100% SUS

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pingback: Síndrome do vira-lata – CURIOSIDADES NA INTERNET

  9. Pingback: Síndrome do vira-lata – Agora é notícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s