O poder do silêncio

Quando acontece alguma situação que me faz sentir raiva, minha mente já começa a criar respostas reativas e de confronto. Eu crio vários cenários na cabeça. No calor da emoção, é difícil observar com clareza e tranquilidade o que está acontecendo. Parece que um fogo sobe nas veias e a gente fica pronta para o combate.

Aos trancos e barrancos, tenho aprendido que pode não ser por aí. Nem sempre sai coisa boa de dentro da cabeça quente. Aprendi com anjas maduras que costumam me dizer: “calma, espera um pouco”. É, todas as pessoas que passam pela nossa vida ensinam. Sem exceção.

O bonito é que a roda gira e hoje sou eu que falo isso quando vejo alguém querendo fazer algo no calor da emoção. A raiva tem seus benefícios porque dá movimento e inconformismo, mas ela também pode cegar. Ela tira um pouco da nossa consciência.

Uma noite dormida, uma caminhada, um pôr do sol, uma conversa, uma aula de yoga. São várias as estratégias para esfriar a mente e ouvir o coração. Não disse que é fácil. Por vezes me pego nesses momentos de indignação e depois que acalmo os pensamentos vejo que nada está perdido. Sempre há possibilidades, esperança.

Nossa mente é poderosa. Mas o silêncio também.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Recados da natureza / Maio, 2021.

6 comentários sobre “O poder do silêncio

  1. Nicole,
    Muito bom.
    Eu acrescentaria que às vezes é preciso esfriar o coração e ouvir a mente. A emoção pode tomar conta e a razão ficar comprometida. Aí qualquer tentativa de conversa precisa de muita compreensão, muito amor e muita paciência. Isso tem nome: maturidade!
    Parabéns pela escolha do tema e pela forma de abordá-lo.
    Abraços e um ótimo final de semana!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s