
Quando acontece alguma situação que me faz sentir raiva, minha mente já começa a criar respostas reativas e de confronto. Eu crio vários cenários na cabeça. No calor da emoção, é difícil observar com clareza e tranquilidade o que está acontecendo. Parece que um fogo sobe nas veias e a gente fica pronta para o combate.
Aos trancos e barrancos, tenho aprendido que pode não ser por aí. Nem sempre sai coisa boa de dentro da cabeça quente. Aprendi com anjas maduras que costumam me dizer: “calma, espera um pouco”. É, todas as pessoas que passam pela nossa vida ensinam. Sem exceção.
O bonito é que a roda gira e hoje sou eu que falo isso quando vejo alguém querendo fazer algo no calor da emoção. A raiva tem seus benefícios porque dá movimento e inconformismo, mas ela também pode cegar. Ela tira um pouco da nossa consciência.
Uma noite dormida, uma caminhada, um pôr do sol, uma conversa, uma aula de yoga. São várias as estratégias para esfriar a mente e ouvir o coração. Não disse que é fácil. Por vezes me pego nesses momentos de indignação e depois que acalmo os pensamentos vejo que nada está perdido. Sempre há possibilidades, esperança.
Nossa mente é poderosa. Mas o silêncio também.
Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.
Foto autoral. Recados da natureza / Maio, 2021.
Perfeito Nicole! 👌🏻❤ O silêncio vale ouro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza, Filipa! Beijão!! 🙂❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nicole,
Muito bom.
Eu acrescentaria que às vezes é preciso esfriar o coração e ouvir a mente. A emoção pode tomar conta e a razão ficar comprometida. Aí qualquer tentativa de conversa precisa de muita compreensão, muito amor e muita paciência. Isso tem nome: maturidade!
Parabéns pela escolha do tema e pela forma de abordá-lo.
Abraços e um ótimo final de semana!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem lembrado, Antonio! A maturidade traz mais calma e paciência para a vida.
Obrigada pelo carinho! Ótimo final de semana!
CurtirCurtir
Tem situações em que o silêncio é mesmo a melhor reforma.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sem dúvidas… 🙂
CurtirCurtir