Um pé de cada vez

Você olha para frente, vê a distância que falta e começa a sentir aquele desespero, aquela vontade de desistir. É assim quando estamos fazendo uma trilha difícil.

Senti isso quando tentei subir até o cume do Vulcão Villarica, no Chile, quando fiz a trilha do Mirante da Janela, na Chapada dos Veaderos, quando estava encarando a Table Mountain, na África do Sul…

A gente olha para o caminho que falta e a primeira reação é a de que é melhor desistir. É impossível, falta muito, não aguento mais – é o que começamos a pensar.

Aprendi com alguns guias de trilhas e amigos experientes a focar na caminhada, no próprio pé. De que adianta estar ansioso pelo que falta?

A travessia tem uma flor bonita, uma vista para o mar, para as montanhas, tem flocos de neve, árvores da primavera, pessoas interessantes, tem conversas. Estar pensando apenas no que virá – ou não – faz com que nada disso seja apreciado.

Assim como na vida, é notando cada passo e curtindo as belezas do caminho que se chega com calma aos melhores topos.

Foto autoral. Chegando no topo da Table Mountain, Cidade do Cabo / África do Sul, 2018.

10 comentários sobre “Um pé de cada vez

  1. mariogordilho

    Uau! Texto inspiradíssimo. É isso, importam menos os pontos de partida e chegada, e mais o caminho percorrido, com suas alegrias e seus aprendizados. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Resumindo, você acha que a vida é bela? Concordo em gênero, numero e grau. Só não aceitaria o desafio de fazer um trilha, ainda mais, uma trilha difícil. Pelo menos por enquanto, não penso nisso, mas você está fazendo eu mudar de ideia. rsrsrsrs. Se bem, acho que todos temos uma trilha na vida e nunca podemos desistir, pois como você disse “Assim como na vida, é notando cada passo e curtindo as belezas do caminho que se chega com calma aos melhores topos”.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s