Que todos os sonhos se realizem

Quando mais nova, sempre tive dois sonhos claros: morar em uma cidade boa e conhecer o mundo. Minha motivação para estudar sempre foram esses dois alvos.

Passei anos pegando trem e metrô cheios, engarrafamento, cansaço de chorar quando chegava em casa. E hoje tenho a vida que sempre desejei – o que não quer dizer perfeita.

Vendo fotos da primeira vez que viajei para a Europa, em 2015, lembrei da injustiça que é a maioria não ter a chance de lutar pelos próprios sonhos. Ou de simplesmente sonhar.

Se consigo conhecer o mundo hoje, além de viver numa cidade ótima, é porque tive acesso a uma educação de qualidade. Eu tive a oportunidade de ir para a escola, de não trabalhar cedo, de me dedicar ao que buscava. Mas e a grande maioria?

Seria belo se todos pudessem mergulhar no Mediterrâneo, ver o oceano Índico, assistir ao pôr do sol na África, tentar mergulhar num fervedouro do Jalapão, olhar as cores do Caribe. Há tanto nesse mundo.

Seria este mais um sonho meu? Bem, pode ser. E que se realize para aqueles que buscam.

Foto autoral. Flores de Amsterdã / Holanda, 2015.

20 comentários sobre “Que todos os sonhos se realizem

      1. Hudson

        Lindo sonho, Nicole! Mas é difícil sonhar na luta diária pela sobrevivência! Acredito, também, que o estudo é o único caminho para mudar essa triste realidade! E foi nele que eu apostei todas as minhas fichas! E fui além dos meus sonhos! Mas ainda não fui em nenhum desses paraísos que você sonha que todos possam conhecer! Vou sonhar com eles! 🤔😊

        Curtido por 1 pessoa

      2. Você é um claro exemplo de como a educação é importante! E está certo sobre ser difícil sonhar na luta pela sobrevivência. Muitos não tem nem tempo de sonhas. Coloca esses lugares na sua lista, junto com a Patagônia! 😃

        Curtir

  1. VEM comigo!

    Parabéns por tuas conquistas. Como você mesma relatou, o resultado de tudo o que alcançou é fruto de uma educação de qualidade, esforço e foco. 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

  2. Boa tarde Nicole..Parabens por tuas conquistas…foram alcançadas por mérito exclusivo seu…estabeleceu uma meta e ela foi alcançada…e sim acredito q o texto tbm serve de uma certa forma como insentivo para todos aqueles que lutam para chegarem em seus objetivos…e bora lutar pois a vida é uma constante luta para se conquistar metas,objetivos.Deus a abençoe.bj

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bem a entendo, Nicole. Às vezes já imaginei que cheguei mais longe do que sonhei…. Contudo, quando penso nos sonhos que hoje tenho, percebo que ainda tem muito lugar para chegar, nem consigo imaginar, que lugares são estes… U-topia… topos é lugar que não podemos deixar de acreditar que podemos chegar… Para isto disse tudo: é preciso estudar… Eis a oportunidade que para a maioria não representa sequer sonhar… Na experiência de mais de 18 anos como professor de Escola Pública, observo que mesmo quando conseguem estudar (para além da qualidade que em geral é baixa), foi lhes tirado o direito de sonhar, por isso, não conseguem estudar, apenas ficam subservientes aos desejos do comprar, sem saber, que sonhar é viajar…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente… muitos não conseguem nem sonhar. É uma luta pela sobrevivência, necessidade de ajuda tem casa, foco em conseguir qualquer tipo de renda. Enfim, são poucos os que conseguem encontrar um caminho dos sonhos no meio de tanta desigualdade.

      Curtido por 1 pessoa

  4. O que me incomoda, cara mia… é justamente saber que tive privilégio ao ter acesso a uma excelente educação e poder fazer o que sempre quis. Viajar países. Exercer a profissão desejado e existir onde sentisse vontade. A educação, com certeza, fez a diferença na pessoa que eu sou e tive certeza disso ao me deparar com pessoas analfabetas. Foi uma sensação estranha porque a pessoa que eu era não conseguiria existir sem saber as letras, as frases.

    Curtido por 1 pessoa

  5. há uma canção, já na história do rio grande do sul, chamada Desgarrados que fez fez uma conjugação entre o campo e o urbano. a canção concorreu a festival nativista daqui, e tem uma letra magnífica. a tantas diz: Olhos abertos o longe é perto o que vale é o sonho… teu post é muito denso e há muito o que dizer. (e sonhar). deixo a canção como um pequeno comentário e muito o que ainda pensar.

    o meu abraço carinhoso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s