No avião, na vida

Adoro quando os pilotos e comissários de bordo dos aviões conversam com os passageiros. Já ouvi alguns que falavam coisas engraçadas sobre o destino final, sobre o frio, sobre tomar cuidado com a pandemia, sobre jogo de futebol, sobre o céu estar bonito.

As pessoas ficam tão surpresas com a espontaneidade que abrem um sorriso. Quando o roteiro é repetitivo parece que ficamos no botão automático e nem prestamos atenção no que está sendo dito. “Apertem os cintos”, “começamos a descida”, “obrigado por voar com a gente”. E fim, não tem nada além disso. Sempre a mesma coisa.

Minha última viagem de avião foi cheia de espontaneidade. O comissário de bordo começou a explicar sobre as saídas de emergência do jeito dele, sem aqueles áudios ou vídeos gravados. As pessoas tiraram dúvidas e ele até contou uma piada porque disse que estávamos tensos.

Ele também deu uns toques nas pessoas que não conseguiam colocar as bagagens de mão sozinhas no compartimento superior: “olha, você poderia ter despachado de graça na entrada do avião”. Temos que carregar o peso que damos conta.

Foram vários papos e sorrisos. Na conexão em Brasília, o piloto ainda relembrou a beleza do céu do cerrado. A espontaneidade tem o poder de desarmar. É algo que ninguém espera, ninguém planeja. Ah, tão boas essas coisas que acontecem do nada. No avião, na vida.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Registro do aeroporto, Rio / Junho, 2021.

6 comentários sobre “No avião, na vida

  1. Eu não entro num voo desde que voltei da eurotrip! Mas lembro-me bem que vivia no trecho POA-CWB quase que mensalmente, e como você disse, nem prestava mais atenção na tripulação! Percebi uma coisa legal também nas fintechs, se você liga para o suporte, os atendentes são bem espontâneos e nada robóticos. Acho que as demais poderiam aprender a desrobotizar seus funcionários

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s