Porque é a nossa vida que muda

Tenho poucas amigas da minha geração que têm filhos e as razões são diversas: já decidiram que não querem, querem ser mães mais velhas, ainda não sabem se querem. Mesmo sendo 2021, as mulheres ainda precisam justificar porque não querem ou porque ainda não tiveram filhos.

Hoje temos mais informações. Muitas de nós não romantizamos a maternidade. Nós sabemos que é a nossa vida que vai mudar completamente. Pode mudar para algo muito bom? Pode, claro. Mas nós pensamos nessa escolha. Tornar-se mãe, para algumas de nós, virou escolha.

Desde o processo de gravidez, é a vida da mulher que muda. Você pode me falar que a do homem também muda, mas, sinceramente, nem se compara. A mulher que vê o corpo se transformando, ela que para de tomar a cervejinha que gosta, ela que amamenta.

Ainda é a mulher que em oitenta porcento das vezes cria a criança nos casos de separação, que abre mão da carreira para se dedicar aos filhos, que tem múltiplos afazeres para administrar, que pausa seus sonhos até as crias criarem asas. Eu conheço muitas dessas mulheres-mães, de diferentes faixas etárias.

Antes de perguntar a uma mulher sobre filhos, dê uma olhada na vida dela: estudos, trabalho, viagens, esportes, artes. Nós somos muitas coisas e podemos escolher ser muita coisa. Até medalhista nas Olimpíadas. Com filhos ou não, só queremos uma coisa: poder escolher em paz.

Obrigada pela sua leitura!

Espero que esteja tudo bem por aí,

Nicole

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Ancestralidade, Belém / Julho, 2021.

3 comentários sobre “Porque é a nossa vida que muda

  1. Texto delicado e forte ao mesmo tempo. Nós só queremos escolher o que queremos e não sermos julgada por isso. Saudade de conversar com você. Por aqui as coisas estão um tanto confusas, há muitos padrões para quebrar e não é fácil. Desejo que esteja bem. Abrçs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s