
Já disse outras vezes, mas é bom repetir: feminismo é lutar para que todas as mulheres tenham o direito de escolha sobre qualquer coisa que impacte suas vidas e ocupem todos os lugares possíveis. Vejo o risco que as mulheres e as meninas estão correndo no Afeganistão e fico agoniada com a impotência.
Para algumas coisas, não conseguimos fazer nada prático para ajudar ou mudar a situação a não ser falar, divulgar, problematizar. E essa é a função desse texto. Pensamos nas pessoas de lá e parece algo tão distante de acontecer no Brasil. Mulheres não poderem estudar mais? Impossível.
Entretanto, no que se refere ao machismo e ao patriarcado, não se iluda. O Brasil está entre os países com mais violência contra a mulher, principalmente dentro da própria casa. Ao mesmo tempo, alguns líderes religiosos usam a bíblia para dizer que a função da mulher é servir ao marido, à casa, à família.
O medo que sentem no Afeganistão é diferente do nosso, mas aqui também há medo. Evitamos caminhar pelas ruas à noite, precisamos prestar atenção onde ficamos no transporte público lotado, sentimos pressão para casar, ter filhos, carreira. Elas sentem lá, nós sentimos aqui.
E o que mais me inquieta é ter a consciência de que quem decide por tudo na nossa vida ainda são homens. Alcançamos o direito ao voto, ao divórcio, ao estudo e ao trabalho, porém sutilezas persistem: alguns planos de saúde – pasme – exigem consentimento do marido para inserir DIU no nosso útero. É, o caminho ainda é longo.
Às mulheres do Afeganistão, na esperança de que não percam seus direitos.
Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.
Foto autoral. Menos armas, mais amor. Rio de Janeiro / Agosto, 2021.
Brillante y plausible tu posición!! Pero el doble discurso; se da en todo el mundo. Muchos se llenan la boca; de haber legislado políticas a favor de los Derechos de la Mujer para luego en la realidad el laberinto burocrático y miserable, los pisotee. Cuanto se incrementaron en la primera ola del COVID19, los femicidios y la violencia de genero? Sólo con manifestaciones y el pañuelo verde no basta!! Es necesario que los legisladores y gobiernos promulguen derechos hace tiempo postergados. Un cálido saludo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uno de los problemas es que son los hombres que deciden sobre nuestras vidas, en la politica, en el trabajo, en la justicia. Tenemos mucha lucha adelante! Gracias por tu comentario!
CurtirCurtido por 1 pessoa