Pelo direito de não fazer nada

Tenho pensado muito sobre produtividade e na pressão que existe em mim – talvez em você também – de ser produtiva. Um dia estudando menos ou escrevendo menos já me dá uma sensação de culpa. Crescemos com a ideia de que precisamos estar ocupados e produzindo o tempo todo.

Desde crianças já saímos da escola com deveres de casa. Crescemos achando que o ócio é algo ruim. Tem até aquela frase típica: “cabeça vazia, oficina do diabo”. Ou seja, seria ruim estar à toa ou fazendo arte. O interessante disso tudo é que com os crescentes casos de ansiedade e depressão estamos observando a necessidade da pausa.

A pausa que digo aqui é aquela que simplesmente nos permitimos sentir. A nossa vida não se resume a fazer, ela é também sentir, ser. São nesses espaços de pausa que podemos aguçar nossa criatividade e criar consciência sobre nosso caminho.

O normal não é o “não tenho tempo para nada”, é o ter tempo para o que faz bem. Invertemos a lógica, normalizamos o ritmo de vida que está adoecendo as pessoas. Não há problema em sentar no sofá e meditar olhando para o teto. Faz até muito bem esvaziar a mente.

A produtividade exagerada não nos permite ter tempo para refletir sobre nós, sobre a sociedade que vivemos. Tempo não é dinheiro, tempo é vida. Precisamos de tempo para olhar a natureza, ler livros, estar com quem amamos, brincar com crianças, tomar um chá, admirar o pôr-do-sol. Precisamos de tempo para genuinamente não fazer nada.

Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.

Foto autoral. Desses momentos de pausa no Rio, captei a lua / Agosto, 2021.

8 comentários sobre “Pelo direito de não fazer nada

  1. ´Sisifo mora dentro de cada de um nós… O tempo livre é o tempo de descer e rolar a ‘pedra’ montanha acima novamente… Sísifo sequer conheceu o capitalismo e sua ideia de lucro e produtividade… Imagine se conhecesse!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s