
Meses atrás, conversei com uma pessoa que tinha acabado de terminar um relacionamento. Estava com aquelas sensações que quase todos já passaram: sem saber o que fazer, ansiedade, tristeza, achando que o mundo ia acabar. A única coisa que temos certeza é que a vida segue.
Ele foi reencontrando o próprio eixo. Não são fáceis os distanciamentos bruscos trazidos por finais de relacionamentos. O afastamento não é apenas do(a) ex, mas de familiares e amigos em comum. É como se fosse um processo de luto porque raramente aquelas pessoas farão parte da sua vida na mesma intensidade de antes.
Outro dia, essa pessoa me mandou uma mensagem dizendo que resolveu sair da casa da família e morar sozinho. Confesso que fiquei muito feliz. Acredito que passar pela experiência de morar sozinho é um salto no nosso amadurecimento. Mas ele disse que estava com medo.
Perguntei sobre o que era o medo. Ele disse que tinha medo de se sentir sozinho. Enviei outra pergunta: “mas você não se sente sozinho de vez em quando mesmo morando com alguém?” A resposta foi sim. Nós nos sentimos sozinhos estando cercados de gente ou não. E por que temos medo disso?
É com a solitude que somos o que somos e enxergamos o que somos. Na solitude, há expansão da criatividade, pausa, arte, risadas. Há clareza sobre nossa caminhada. Não é dela que devemos temer. Ao desfrutar da nossa companhia, percebemos que as pessoas que chegam não são para preencher espaços vazios, mas para nos fazer transbordar.
Clique aqui e converse comigo também pelo Instagram.
Foto autoral. Flor da minha vó / Agosto, 2021.
Linda entrada !! Fundamentalmente por causa da mensagem que você dá a todos aqueles; que diante do medo ficam paralisados e duvidam da razão de sua própria existência. Uma calorosa saudação.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, querido! Ótimo domingo pra você! 🌻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se sentir sozinho independe dos outros. Diria que é um estado de espírito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Podemos nos sentir sozinhos até mesmo com alguma companhia. Faz parte! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nós humanos e nossas eternas carências…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acredito que seja mais o medo de encarar a nós mesmos 🙂
CurtirCurtir
Serve, literalmente, para cada um e todos os humanos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙂
CurtirCurtir
Adoro ficar sozinho, a única maneira de silenciar e ter tempo para mim mesmo. Mas nem todos são assim, cada um tem suas particularidades. Antes eu tentava entender como alguém pode gostar de ter pessoas por perto o tempo todo, hoje em dia penso que muita gente deve pensar a mesma coisa da minha vontade de estar só.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amo minha solitude também, Juliano. E preciso dela pra manter minha sanidade mental. Muitas das pessoas que não aceitam ficar sozinhas nem por um minuto tem medo de encarar elas mesmas (emoções, pensamentos, dores). É no silêncio que a gente se encontra. Beijão!!
CurtirCurtido por 1 pessoa