“Homem não presta”

Foto autoral. Ilha da Gigoia / Outubro, 2021.

Tem uma pergunta que já recebi mais de uma vez de amigos estrangeiros: “é verdade que os homens latinos traem as mulheres?” Confesso que detesto essa ideia. Primeiro, porque coloca a mulher latina como a sofredora que aceita ser traída. Segundo, porque põe todos os homens latinos em uma mesma caixinha.

Não dá para negar o quanto nossa sociedade é patriarcal e machista, basta ver como os homens brancos acima de cinquenta anos ocupam a liderança dos principais cargos decisórios do país. Mas ouvir a frase “homem não presta” me incomoda. Se alguns homens não prestam, por que eles são escolhidos como companheiros?

Estou longe de ser melhor do que alguém, mas eu não aceito uma companhia que não me respeita. E amor é respeito, relacionamento é respeito. E isso vale para qualquer tipo de relação da vida: amizade, romance, familiar, profissional. O ponto talvez não seja afirmar aos quatro ventos que “homem não presta”, mas estar próxima(o) das pessoas honestas.

Outra questão é estar com alguém que queira seguir pelo mesmo caminho que nós. Se um quer viver nas rodas de samba enquanto o outro quer ter três filhos e uma casinha de sapê, dificilmente vai rolar e vai parecer que o sambista “não presta”. Será que não presta ou apenas quer algo diferente e você está insistindo?

Não vou negar que já ensaiei me envolver com homens que não passavam segurança nenhuma, eu pisava em ovos. Mas, quando notei o lugar em que EU estava me colocando, caí fora. Normalizar o “homem não presta” ou “homem latino trai” é nos colocar em um papel de submissa, que aceita qualquer coisa. Os tempos são outros. Somos e devemos ser protagonistas da nossa história.

Essas afirmações também te incomodam?

Clique aqui e converse comigo pelo Instagram.

7 comentários sobre ““Homem não presta”

  1. Pingback: “Homem não presta” by Nicole Guimarães – MasticadoresBrasil/ 100 poetas brasileiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s