“Eu quero”, quer mesmo?

Foto autoral. A lua / fevereiro, 2022.

Sabe quando a boca fala uma coisa, mas no fundo o desejo é outro? Daí as ações são completamente diferentes daquilo que a boca diz? Na minha filosofia de boteco, tenho algumas hipóteses: às vezes falamos o que outras pessoas querem ouvir, às vezes seguimos o que maioria ao nosso redor está fazendo e às vezes não temos a menor ideia do que queremos e aí falamos/aceitamos qualquer coisa.

Comecemos pelo caso da Joaquina. Ela diz que quer se apaixonar, mas quando começa a se envolver com alguém começa a buscar defeitos, problemas, volta a atenção para o ex, fala que a vida está boa como está. Ela está feliz caindo nos sambas, conhecendo um monte de gente, fazendo o que quer e na hora que quer.

Será que a Joaquina realmente quer se apaixonar? Será que se apaixonar não é algo natural e espontâneo que pode acontecer um dia? Talvez por ver algumas pessoas da idade dela tirando fotos de bebês ou de casamentos, enquanto ela tira foto dos drinks bonitos, a deixem com a sensação de que ela tem que seguir por esse caminho também. Não só seguir como seguir agora, no tempo dos outros.

Mas nós não temos que nada. O que nós temos é que entender e buscar clareza do que queremos, do que sentimos. O mundo é muito maior do que nossas bolhas. Tem muitas formas de viver a vida. A missão talvez seja encontrar a nossa, a que traz mais sintonia com o que a boca diz, e seguir por essa direção.

Como diz o gato para a Alice no país das Maravilhas: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho vale”. E aí você perde tempo procurando o que nem quer encontrar. Ou onde nem quer estar. Estejamos abertos às surpresas inesperadas do caminho, mas conscientes do que queremos (ou não) para nossa vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s